Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Teresa Martins
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Diocese de Viseu está a rezar pela saúde do Papa Francisco, anunciou esta quarta-feira (19 de fevereiro) a entidade eclesiástica nas redes sociais. Numa breve nota, pode ler-se que a Diocese “une-se à oração pelo Santo Padre”.
A Diocese também divulgou a nota da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) sobre a situação de saúde mais frágil do sumo pontífice, onde a entidade máxima da Igreja Católica em Portugal apela aos católicos do país que rezem pelo Papa.
“Em comunhão com o sofrimento do sucessor de Pedro, convidamos os fiéis à intensificação da oração particular e comunitária, pedindo pela sua saúde e para que a fortaleza de Deus o assista neste momento”, sublinha a CEP em comunicado.
Os bispos dizem acompanhar a situação “com esperança e confiança em Deus”, lembrando também “os profissionais de saúde que cuidam do Santo Padre e empregam todo o conhecimento científico no seu conforto e recuperação”.
Como sugestão, a CEP partilha uma prece para a oração pessoal e comunitária: “Pelo Papa Francisco, sucessor de Pedro, para que o mistério da cruz o fortaleça, o alivie, o reanime e lhe dê esperança”.
O sumo pontífice está internado em Roma, devido a uma pneumonia. Jorge Bergoglio, de 88 anos, foi hospitalizado na passada sexta-feira (14 de fevereiro) com problemas respiratórios: uma bronquite causada por uma infeção multimicrobiana que resultou numa dupla pneumonia.
Segundo fontes do Vaticano, passou a última noite tranquilo, chegando a levantar-se de vez em quando e a sentar-se num cadeirão do seu quarto, e prossegue em tratamento.
“O seu coração está a suportar bem” os tratamentos e respira de forma autónoma, indicaram as mesmas fontes.
Apesar das complicações, o Papa “está de bom humor” e a receber grandes manifestações de carinho fora e dentro do hospital onde está internado.