No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
O chef Diogo Rocha e o músico Miguel Gameiro vão marcar a abertura da Rota do Rancho esta sexta-feira (25 de outubro) no Mercado 2 de Maio, em Viseu.
A iniciativa, da Associação Comercial de Viseu, abre sexta às 18h00. Meia-hora depois, Diogo Rocha do restaurante Mesa de Lemos e o artista e chef Miguel Gameiro vão confecionar ao vivo o rancho à moda de Viseu. Pelas 21h30, Miguel Gameiro – que ficou conhecido como vocalista dos Polo Norte – vai atuar num concerto de entrada livre no Mercado 2 de Maio.
A iniciativa também vai juntar cinquenta restaurantes do concelho que vão destacar a iguaria típica de Viseu nas ementas.
A lista inclui estabelecimentos como Cacimbo (restaurante e take-away), Café Lima Bar, Casa de Pasto Pinto, Cervejaria Senta Aí, O Cantinho dos Frangos, Conv!da, Copa Cabana, Hotel Durão, Hotel Grão Vasco, Lanxeirão (Continente e Centro), Mar dos Pargos, Marisqueira Casablanca, O Apito do Árbitro, Palace, Pastelaria Dani e Pensão Rossio Parque.
Também estão incluídos os restaurantes O Cuco, O Hipólito, Cantinho da Xana, Cantinho do Leitão, Capuchinha do Rossio, Clube dos Caçadores, Cortiço, Cumieira, D. Luís, Dom Vizeu, Línguas de Gato, Mesa d’Alegria, Mota, Cambalro, O Cantinho do Tito e O Marquês.
A lista termina com O Páteo, O Perdigueiro, O Tempero, Portas do Sol, Quinta de Marzovelos, Quinta do Galo, Recta do Caçador, Santa Luzia, Santo António, Telheiro de Pascoal, The T, Toca d’Avó, Verde Gaio, Violas 9, Taberna do Mafalda e Tasquinha do Brasileiro.
Além dos restaurantes aderentes, o rancho também pode ser provado no Mercado 2 de Maio. Degustações, provas de vinho, música, conversas e workshops também fazem parte da programação da Rota do Rancho.
Este sábado (dia 26), o Regimento de Infantaria 14 organiza ao meio-dia uma degustação do rancho criado no quartel. Além das histórias, demonstrações e degustações, a tarde de sábado oferece duas conversas alusivas à temática do rancho e dos vinhos do Dão.
A primeira conversa, marcada para as 15h30, vai ser com a Confraria Enófilos do Dão, que aborda o tema “Harmonização do Rancho com os Vinhos do Dão”. Já a segunda conversa, às 17h00, será com a Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e vai discutir “A História do Rancho”. O DJ Arede atua às 16h00 e 18h00 com duas sessões de sunset. Já pelas 21h30, o DJ Gaiteirinho leva o público aos sons da world music e do folk.
No domingo (dia 27), o último da Rota do Rancho, o Mercado 2 de Maio abre as portas às 12h00 com a Associação Gastronómica do Rancho da Póvoa de Sobrinhos a fazer a iguaria. Às 15h30, a Comissão Vitivinícola do Dão vai organizar o workshop gratuito “Vinhos do Dão para comidas de conforto”, realizado por David Teixeira, que vai dar a conhecer conceitos básicos da enologia e como escolher o melhor vinho para as “comidas de conforto”. A iniciativa encerra com um concerto do Adfectus.
No evento, os vinhos do Dão também vão poder ser provados com produtores e quintas a vender vinho a copo no espaço “Entre Aduelas”.