A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
Na sequência da notícia publicada pelo Jornal do Centro, no dia 19 de junho de 2024, com o título “Sernancelhe tem polidesportivo 19 anos depois do arranque do projeto”, vem o Município de Sernancelhe, ao abrigo dos artigos 24.º e 25.º da Lei da Imprensa, invocar o direito de resposta e retificação, pois foram feitas referências que consideramos “inverídicas ou erróneas” a respeito do Município de Sernancelhe que devem ser corrigidas.
Aliás, não percebemos como surgem informações como as que foram veiculadas na referida notícia quando a mesma teve por base o post publicado no facebook Terra da Castanha, que tinha o seguinte conteúdo:
“O Concelho de Sernancelhe viveu ontem, 15 de junho, um momento de grande simbolismo. A propósito da inauguração das obras de requalificação do Polidesportivo de Sernancelhe, e estando a decorrer o Torneio solidário Comandante Varela, foi atribuído o nome do sernancelhense Hermínio Loureiro àquele equipamento desportivo. Como complemento, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, marcou presença na cerimónia, em sinal do reconhecimento do Governo de Portugal à promoção do desporto no Interior do País. No contexto da final do Torneio, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, e que juntou 20 equipas, 16 masculinas e 4 femininas, representando quatro concelhos da área geográfica da CIMDOURO, mais de duas centenas de atletas, de várias idades, o Município de Sernancelhe entendeu homenagear Hermínio Loureiro, antigo Secretário de Estado do Desporto, antigo Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, ex-vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e antigo autarca de Oliveira de Azeméis, que em 2005, então em funções governativas, concedeu financiamento para que este polidesportivo fosse construído. Este gesto foi, portanto, um reconhecimento a um concidadão de Sernancelhe, e a Carlos Silva Santiago, hoje deputado da Assembleia da República, mas que em 2005 era vereador com o pelouro do Desporto na equipa liderada pelo Dr. José Mário Cardoso. A cerimónia ganhou interesse adicional com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, confirmando que valoriza as iniciativas que o Concelho organiza e está atento à dinâmica associativa e ao empreendedorismo desportivo das nossas gentes, o que muito nos honra.”
Assim, e por forma a dar cumprimento ao legalmente instituído, pedimos que seja publicada notícia retificativa da que o Jornal do Centro publicou em 19 de junho, e que obedeça ao estabelecido no Artigo 26.º da Lei da Imprensa, nomeadamente:
1 – A resposta ou a rectificação devem ser publicadas:
a) Dentro de dois dias a contar da recepção, se a publicação for diária;
b) No primeiro número impresso após o segundo dia posterior à recepção, tratando-se de publicação semanal;
c) No primeiro número distribuído após o 7.º dia posterior à recepção, no caso das demais publicações periódicas.
2 – A publicação é gratuita e feita na mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou imagem que tiver provocado a resposta ou rectificação, de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo ser precedida da indicação de que se trata de direito de resposta ou rectificação.
Nota da direção:
O Jornal do Centro errou na sua publicação de 19 de junho com o título ““Sernancelhe tem polidesportivo 19 anos depois do arranque do projeto”. Pelo lapso, o pedido de desculpa aos lesados, sendo certo que logo no dia a retificação foi efetuada, conforme conta da notícia publicada com o titulo “Antigo secretário de Estado deu nome a pavilhão requalificado de Sernancelhe” e que a seguir reproduzimos:
“A Câmara de Sernancelhe inaugurou recentemente a requalificação Polidesportivo da vila. Ao espaço desportivo foi atribuído o nome de Hermínio Loureiro, natural de Sernancelhe que desempenhou os cargos de secretário de Estado do Desporto, presidente da Liga de Clubes e vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
A cerimónia contou ainda com a presença do atual secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
A inauguração aconteceu durante o torneio solidário Comandante Varela, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe e que juntou 20 equipas, 16 masculinas e quatro femininas, e mais de 200 atletas que representaram quatro concelhos da Comunidade Intermunicipal do Douro.
A Câmara de Sernancelhe entendeu homenagear Hermínio Loureiro, “que em 2005 (quando foi inaugurado o pavilhão), então em funções governativas, concedeu financiamento para que este polidesportivo fosse construído”, recorda em comunicado.
O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, disse valorizar as iniciativas organizadas em Sernancelhe e que estava atento à dinâmica associativa e ao empreendedorismo desportivo do concelho”.