A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
São cinco as câmaras do distrito de Viseu que foram recentemente distinguidas com o prémio de Autarquia Familiarmente Responsável: Viseu, Cinfães, Tarouca, Nelas e São Pedro do Sul. A iniciativa partiu do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que entregou os galardões aos municípios numa cerimónia que decorreu na última semana, em Coimbra.
A novidade este ano é a atribuição do prémio pela primeira vez às autarquias de Cinfães e Tarouca, que enalteceram este reconhecimento.
A Câmara de Cinfães realça as “políticas e medidas dirigidas às famílias, facilitadoras da vida familiar, no âmbito das suas responsabilidades e competências, de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade”, enquanto que a de Tarouca também destaca as políticas elencadas nas áreas da educação, ação social, desporto e cultura “com impacto positivo no dia-a-dia das famílias” do concelho.
Já para a Câmara de Viseu, este é o oitavo ano consecutivo em que a autarquia presidida por Fernando Ruas recebe o prémio que reconhece as políticas e medidas amigas das famílias ao longo deste ano através da avaliação de 12 áreas sociais, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade e o apoio às famílias com necessidades especiais.
Também foram tidas em conta medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e participação social.
A Câmara de Nelas frisa que a distinção reconhece “a sua capacidade em manter políticas de apoio às famílias por três ou mais anos consecutivos, demonstrando um compromisso contínuo com o bem-estar e a qualidade de vida das famílias locais”.
A autarquia de São Pedro do Sul lembra as medidas tomadas como o subsídio de incentivo à natalidade, a atribuição de bolsas de estudo universitárias, os transportes escolares gratuitos até ao 12.º ano, a redução do IMI e das tarifas de água para famílias numerosas e a gratuitidade das ofertas culturais e de lazer.
A iniciativa “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, organizada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, pretende reconhecer os municípios pelas práticas amigas das famílias, entregando-lhes bandeiras verdes.
Municípios do distrito receberam bandeira de Autarquia Familiarmente Responsável, foram premiadas as autarquias de Viseu, Nelas e São Pedro do Sul.