No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Dólmen da Orca, em Oliveira do Conde, concelho de Carregal do Sal, vai ter um documentário e o produtor, Rui Lamy, quer levar o nome do monumento nacional a festivais internacionais. Um dos símbolos maiores da freguesia, o Dólmen da Orca, mais conhecido por Lapa da Orca ou Orca de Fiais da Telha, classificado há 50 anos como Monumento Nacional, teve essa efeméride oficialmente assinalada com uma sessão evocativa no Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria e onde foi dado a conhecer o projecto de preservação e divulgação do monumento.
Rui Lamy explicou que o filme ligará a Anta e todo o complexo à astronomia, a práticas ainda atuais, à transumância e ao sagrado. O produtor destacou que, para além da grande responsabilidade que é realizar o filme, tem como objetivo também divulgá-lo através de vários festivais de cinema documental de arqueologia pela Europa.
O produtor, que realiza assim o seu sextop documentário na área da arquologia, anunciou que deve começar a filmar em abril do próximo ano e apresentar o filme em setembro.
Na sessão, o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Bastos, falou da importância do projecto (filme documental) e do dever de preservação e manutenção daquele monumento e de todo o circuito pré-histórico, onde, além do Dólmen da Orca, se encontram também o Complexo Rupestre do Ameal, a Orca da Palheira, a Orca do Outeiro do Rato, o Abrigo da Orca e a Orca de Santo Tisco.
O Dolmen da Orca é um monumento funerário inserido numa mamoa com cerca de 20 metros de diâmetro e um dos mais impressionantes testemunhos de megalitismo em Portugal.
“Acaba por ser um ícone e um símbolo do concelho”, disse o arqueólogo Marco Lopes, técnico superior do Museu Municipal.
E não é para menos, uma vez que o Dólmen faz parte da iconografia do concelho e está representado em várias instituições. Esta, por exemplo, no Museu Aristides de Sousa Mendes, no painel do salão nobre dos Paços do Concelho, no monumento dos 50 anos do 25 de Abril, na bandeira da Confraria Gastronómica e Enófila, nas camisolas da equipa do grupo Runners de Carregal do Sal e no novo logotipo da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde.