A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A beata Rita Amada de Jesus, natural de Viseu, vai ser a ‘protagonista’ de um documentário que estreia na próxima terça-feira (24 de setembro), data em que o Instituto Jesus Maria José, fundado pela figura religiosa – também conhecida como Madre Rita -, celebra os 144 anos de atividade.
O documentário “Beata Rita Amada de Jesus” oferece “uma imersão profunda na vida, obra e legado da religiosa, destacando a sua missão como apóstola da Família, da Eucaristia e do Rosário”, diz a irmã Leonir Tomazi, vice-postuladora da Causa de Canonização da Beata Rita, citada numa nota da Diocese de Viseu.
“Trata-se de uma oportunidade única de conhecer mais sobre essa figura tão importante da história da Igreja em Portugal, na virada do século XIX para o XX”, acrescenta. A produção vai ser exibida no canal do Instituto Jesus Maria José, no YouTube, e às 20h30 na TV Canção Nova Portugal.
Natural de Casal Mendinho em Ribafeita (concelho de Viseu), a beata Rita Amada de Jesus foi proclamada como beata pela Igreja Católica, no dia 28 de maio de 2006, na Sé Catedral. Agora, está a ser preparada a candidatura à canonização da fundadora do Instituto Jesus Maria José, instituição que tem um centro social na zona de Jugueiros. Nasceu a 5 de março de 1848 e morreu a 6 de janeiro de 1913.
No ano passado, foi nomeada a padroeira da Diocese de Viseu na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. No mesmo dia do aniversário do Instituto Jesus Maria José, o bispo de Viseu, D. António Luciano, vai presidir a uma missa na Igreja de Ribafeita a partir das 20h00. No final, sai à rua uma procissão até à Casa Memorial dedicada à Beata Rita e que, este ano, comemora o 10.º aniversário.
Sobre a comemoração dos 144 anos do Instituto Jesus Maria José, Leonir Tomazi refere que a efeméride será aproveitada para “celebrar um carisma e uma espiritualidade que continuam vivas na Igreja e que falam de conversão para o mundo”. “É para nós uma alegria muito grande fazermos esta celebração, que terá como tema Árvore de Luz”, diz.
Já o bispo de Viseu convida os fiéis a viver o “ideal de vida” da Beata Rita “para que aconteça, cada vez mais, em nós o convite à conversão pessoal e à renovação pastoral” da Igreja Católica.
Na paróquia de Ranhados, a festa em honra da Beata Rita é celebrada com uma missa no dia 28 de setembro, na Igreja Madre Rita, sendo seguida de uma procissão acompanhada pela Banda Filarmónica Sinfoniamigável. No dia 29, a mesma igreja recebe às 18h30 um concerto solidário do Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela.