Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Carmo’81, em Viseu, recebe esta sexta-feira e sábado (28 e 29 de março) a antestreia do documentário “Percursos Alternativos” de Rui Mota Pinto, que retrata a história da música rock e underground de Viseu, nomeadamente nos anos 80 e 90 do século passado, e o legado que ela deixa até aos dias de hoje.
Uma apresentação da Gira Sol Azul, o documentário vai ser exibido às 22h00 de hoje, com lotação esgotada, e também às 15h00 de sábado.
O filme reúne músicos, radialistas, programadores e outras personalidades que recordam as suas experiências, nomeadamente a formação das bandas que gravavam as músicas de forma independente, as dificuldades, as influências, a partilha de instrumentos e salas de ensaio, e os concertos em Viseu e pelo país fora, entre outras histórias.
O projeto, refere a Carmo’81, visa “cobrir uma lacuna na documentação deste acervo imaterial, recuperar e arquivar memórias e projetar as vozes de quem vivenciou e experienciou cada geração de músicos e músicas alternativas de Viseu”. O documentário pretende dar conta da diversidade musical da cidade, celebrando-a e expandindo a história com narrativas textuais, sónicas e visuais que possam inspirar novas gerações.
A apresentação desta sexta-feira conta com a presença do realizador Rui Mota Pinto e com showcases musicais dos Bastardos do Cardeal e dos Dead Corporation.