Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
O Teatro Ribeiro Conceição recebe no dia 3 de março a antestreia do documentário “O Diabo do Entrudo”. A longa-metragem realizada por Diogo Varela Silva foca-se no Entrudo de Lazarim, festividade da aldeia com o mesmo nome, em Lamego.
Antes de regressar a Portugal, o filme esteve em destaque no Dili International Film Festival. Já de volta ao território nacional, Diabo do Entrudo. O filme regressa ao concelho onde foi filmado para dar a conhecer a sua visão sobre o Entrudo de Lazarim.
Esta longa-metragem documental “mergulha na essência desta tradição ancestral, celebrada com as icónicas máscaras de madeira e um espírito festivo único”, afirmou a produtora do documentário. “Acho que as pessoas que ajudaram a fazer este filme e sobre quem ele retrata devem ser as primeiras a ver o meu olhar sobre esta tradição que, felizmente, insistem em manter e preservar”, assumi o realizador da longa-metragem.
A estreia comercial do documentário sobre Lazarim deve acontecer apenas no segundo trimestre deste ano. Antes disso, a película chega assim ao pública da aldeia lamecense num momento de celebração e reconhecimento de uma manifestação cultural do país.
O projeto contou com o apoio da Câmara Municipal de Lamego e o Instituto de Cinema e Audiovisual.