Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Brás
por
Miguel Longras
por
Jorge Marques
A abertura de uma representação permanente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) em Bruxelas quer ligar a região à Europa, criar sinergias e captar recursos para “iniciativas transformadoras”, disse esta quinta-feira (22 de novembro) a entidade que agrega 19 municípios.
No âmbito da criação desta representação permanente, inaugurada em outubro, uma delegação de autarcas do Douro realizou esta semana uma missão à capital da Bélgica e sede da União Europeia, durante a qual participou em encontros com eurodeputados, representantes de redes europeias, conselheiros da Representação Permanente de Portugal e Comissão Europeia.
“O Douro está a construir o futuro com visão e determinação. Esta representação permanente em Bruxelas é a primeira pedra para um Douro mais forte, mais conectado à Europa e preparado para os desafios do futuro”, afirmou o presidente da CIM Douro, Luís Machado, citado em comunicado.
Esta iniciativa faz do Douro a “primeira comunidade intermunicipal portuguesa a estabelecer uma presença permanente na capital europeia com o objetivo de promover o desenvolvimento regional sustentável e a integração em redes estratégicas da União Europeia”, acrescentou o autarca.
“Voltámos com uma mala cheia de contactos e ideias que irão transformar a nossa região. Isto é só o primeiro passo, vamos voltar”, garantiu Luís Machado.
A CIM explicou que a abertura deste gabinete surge “da necessidade de posicionar o Douro como uma região competitiva, alinhada com as prioridades europeias de sustentabilidade, inovação e economia circular”.
“Estar em Bruxelas permitirá à CIM Douro participar em projetos que mudem a face da região, criar sinergias com outras entidades europeias e captar recursos para iniciativas transformadoras”, disse ainda a comunidade intermunicipal.
Nesta iniciativa a CIM conta com a parceria da Magellan Circle, uma consultora especializada em assuntos europeus, com sede em Bruxelas, que atua como ponte entre regiões e as instituições da União Europeia.
A sua missão é, segundo o comunicado, garantir que as regiões representadas tenham voz ativa no contexto europeu e que maximizem o acesso a oportunidades de financiamento e redes estratégicas.
A CIM Douro agrega os municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada a Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.