Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Mariana Abrantes
por
José Carreira
por
Vítor Santos
A região do Douro, que abrange grande parte do norte do distrito de Viseu, vai receber em 2027 o prestigiado Concurso Mundial de Bruxelas, considerada uma das maiores provas de vinhos do mundo.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro assinou esta quinta-feira (20 de fevereiro) o memorando de entendimento que permite a realização do evento no território entre maio e junho de 2027.
O evento reúne produtores de vinho de todo o mundo, bem como 400 especialistas e jornalistas internacionais que, daqui a dois anos, vão promover a região demarcada mais antiga do planeta. O Douro vai ser, assim, o “centro das atenções de toda a comunidade vinícola”.
“Com a realização do Concurso Mundial de Bruxelas, o Douro terá a oportunidade de promover a sua imagem como região vinícola de excelência a nível mundial, de atrair investimentos e fortalecer a sua economia local, de impulsionar o turismo e dar a conhecer a sua cultura e paisagens únicas, bem como de criar oportunidades para os produtores de vinho da região”, realça em comunicado a CIM Douro.
O presidente da comunidade intermunicipal, Luís Machado, vê o anúncio com “enorme satisfação”. “A candidatura foi escolhida com base no reconhecimento da absoluta singularidade da região e pelas condições técnicas que a proposta apresentou. Esta é uma oportunidade única para mostrar ao mundo a excelência dos nossos vinhos e a beleza da nossa região”, afirma.
O responsável acredita que o Concurso Mundial de Bruxelas vai ser “um marco na história” do Douro e do próprio evento e garante que o mesmo “contribuirá para o desenvolvimento económico e social da região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo. Em colaboração com diversas entidades regionais e nacionais, estamos empenhados em garantir que este evento seja um sucesso”.
Criado em 1994, o Concurso Mundial de Bruxelas conta todos os anos com mais de 15 mil inscrições e tem sido reconhecido mundialmente como um dos melhores e mais importantes concursos da sua categoria. Esta vai ser a terceira vez que o evento é realizado em Portugal, já que Lisboa o recebeu em 2006, seguindo-se Guimarães em 2012.
A CIM Douro abrange 19 concelhos, entre eles a maioria dos municípios do norte do distrito de Viseu: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira. Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.