Há mais de meio ano que Dona Amélia Figueiredo não sai de…
Dois Carnavais, folia a dobrar. Tradição secular em Canas de Senhorim e…
Há sabores que contam histórias! No Carnaval de Quintela de Azurara, em…
por
Mariana Mouraz
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Pedro Baila Antunes
Dois estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Viseu Norte serão requalificados, por cerca de sete milhões de euros (ME), em Vil de Soito e Abraveses. A obra em Abraveses foi consignada esta terça-feira (11 de março) e estará concluída dentro de ano e meio.
Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, este “é um investimento justificado”, já que se trata de uma área, a educação, que “muito orgulha o município, tendo em conta a comunidade escolar com grande significado e os frutos que dá”.
Fernando Ruas falava hoje na cerimónia de consignação da obra de requalificação da Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses, no valor de 3,5 ME, dias depois de ter sido assinado o da Escola Básica Dom Duarte, em Vil de Souto, por 3,4 ME, ambas no Agrupamento de Escolas Viseu Norte.
O autarca social-democrata adiantou que se trata de obras “de grande estrutura, de grande alcance, que permitem que os alunos e comunidade escolar no geral tenham melhores condições” para estudar e trabalhar.
“Estamos a falar de um investimento que também é muito importante, porque que vai permitir ter uma redução no consumo de energia na ordem dos 30%, em cada uma das escolas”, destacou Fernando Ruas.
Na sessão de hoje em Abraveses, o diretor do Agrupamento de Escolas Viseu Norte, Marco Rodrigues, realçou que, em “mais de 40 anos, a escola vai ter obras e não são de remedeio, são de requalificação profunda”.
“Daqui a ano e meio – esperamos – teremos uma escola nova. Hoje é o primeiro dia do início das obras e, a partir de agora, vamos iniciar um processo para termos uma escola melhor para vocês [alunos], para vos servir e dar melhores condições de ensino e aprendizagem e, por isso, era importante estarem aqui”, disse Marco Rodrigues.
A cerimónia de consignação da obra ao vencedor do respetivo concurso aconteceu, na biblioteca da Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, perante responsáveis políticos e parte da comunidade escolar, entre alunos e pessoal docente e não docente.
Fernando Ruas aproveitou a plateia estudantil para dar a conhecer o patrono da escola, Azeredo Perdigão (1896 – 1993), natural de Viseu, cidade onde estão sepultados os seus restos mortais, e “uma figura ímpar do século passado”.
“Um homem notável que fez uma das maiores, entre as 10 maiores fundações do mundo [Fundação Calouste Gulbenkian] e isso deve-nos orgulhar e empolgar. Temos uma história impressionante e devemos ter orgulho nisso”, sustentou.