Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A 30ª edição da Festa da Castanha arranca esta sexta-feira, dia 28 de outubro, em Sernancelhe, prometendo muito castanha, entre outros produtos, e animação até domingo.
“Este ano assinalam-se 30 anos de evento, pelo que se aguarda a visita de milhares de pessoas, os passeios pedestre e BTT pelos soutos da castanha Martaínha atingirão novos recordes de participação e a abertura do certame caberá a Luís Montenegro, presidente do PSD”, salienta em comunicado a autarquia liderada pelo social-democrata Carlos Santiago.
“Mantendo o formato tradicional, o evento primará por ser uma montra para produtores e empresas, impulsionando a economia, o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe e projetando turisticamente o território como espaço de história, onde a identidade se cultiva e celebra”, acrescenta.
O programa do evento de três dias inclui dezenas de momentos de cultura e animação com grupos de música tradicional portuguesa, fado à desgarrada, música tradicional, ranchos, animação de rua, sessões de “showcooking” e os já tradicionais trail, caminhada, passeio BTT “Rota da Castanha e do Castanheiro” e ainda o passeio equestre “Rota da Castanha”. No cartaz a destacar também a realização dos concursos da melhor castanha Soutos da Lapa e do melhor doce de castanha.
“No em que cumpre 30 edições, a Festa da Castanha confirma-se como o evento com maior longevidade do concelho e uma manifestação popular única que começou em 1992. É um exemplo regional de evento que desde a sua origem alcançou todos os objetivos definidos”, remata a autarquia.
O evento abre portas esta sexta-feira às 18h30, decorrendo, como é hábito, no Exposalão em Sernancelhe.