A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
Elza Pais é a cabeça de lista do PS por Viseu, uma proposta que foi aprovada na noite de terça-feira em Comissão Nacional e que inclui ainda o nome de João Azevedo que tinha ficado de fora dos nomes propostos pela Federação.
Termina assim a dúvida que se arrastava há semanas, tendo a lista de Viseu sido uma das últimas a ser aprovadas.
A escolha de Elza Pais foi do secretário-geral. Mas o nome do atual deputado João Azevedo, que tinha sido “afastado” pela Federação Distrital acabou por integrar a lista, numa proposta da Comissão.
Com Elza Pais segue em número dois o deputado e presidente da Federação de Viseu, José Rui da Cruz, em terceiro João Azevedo, caindo para quarto lugar a presidente da Concelhia de Viseu e também deputada, Lúcia Silva. Os restantes nomes são os mesmos que foram aprovados no domingo à noite pela Federação, com o autarca cinfanense Armando Mourisco, Manuel Ferreira, Sofia Pereira e Carlos Meneses.
A cabeça de lista por Viseu é a atual presidente das Mulheres Socialistas, reeleita no cargo no final de 2023. Elza Pais foi deputada na Assembleia da República, tendo sido eleita por Viseu nas legislativas de 2009 e 2011. Foi secretária de Estado da Igualdade e é formada em Sociologia e docente universitária nesta área.
A lista completas com todos os nomes do PS para 10 de março pelos 18 círculos eleitorais está, assim, finalmente aprovada.
Os secretários de Estado Isabel Ferreira e Nuno Fazenda vão em Bragança e Castelo Branco. Os restantes cabeças de lista do PS são os seguintes: Açores, Francisco César; Aveiro, Pedro Nuno Santos; Beja, Nélson Brito; Braga, José Luís Carneiro, Coimbra; Ana Abrunhosa; Évora, Luís Dias; Faro, Jamila Madeira, Guarda, Ana Mendes Godinho; e Leiria, Eurico Brilhante Dias.
Serão também cabeças de lista pelo PS em Lisboa Mariana Vieira da Silva, Portalegre, Ricardo Pinheiro; Porto, Francisco Assis; Santarém, Alexandra Leitão; Setúbal, Ana Catarina Mendes; Viana do Castelo, Marina Gonçalves; Vila Real, Fátima Correia Pinto; Europa, Paulo Pisco; e Fora da Europa, Augusto Santos Silva.
João Paulo Rebelo em Setúbal
O atual deputado também eleito pro Viseu em 2022 e ex-secretário de Estado, João Paulo Rebelo, ocupa a sexta posição na lista apresentada pelo Círculo Eleitoral de Setúbal.
PS, em 2022, garantiu eleição de dez dos 18 deputados de Setúbal que, este ano, ganhou mais um lugar.
O socialista sempre disse que em Viseu queria fazer “parte da solução e não do problema”.