Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
As paróquias de Arões e Junqueira, situadas no extremo da Diocese de Viseu, preparam presépios comunitários para celebrar o Natal. Famílias, vizinhos e amigos de ambas as localidades reúnem-se para dar forma aos estábulos que embelezam as aldeias e que vão estar em exposição a partir de 8 de dezembro.
A tradição repete-se desde 2010 em todos os lugares das duas paróquias que também fazem parte do concelho de Vale de Cambra (distrito de Aveiro). Segundo o pároco José Bento, o gesto “é mais que uma representação artística” e representa “um ato de união comunitária”.
O objetivo é transmitir a mensagem do nascimento de Jesus como “um tempo de partilha e de paz”, juntando as comunidades locais. Todos os anos, os presépios são construídos a pensar num tema específico. Este ano, o lema é “Presépio, Luz que ilumina…Experimenta”.
Segundo José Bento, os presépios são “uma expressão de fé, acolhimento e reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal” e também um cartão de visita que atrai pessoas de outros lugares e que se “encantam” com a criatividade e devoção expressas nas obras.
“Para as paróquias de Arões e Junqueira, esta tradição não é apenas uma celebração, mas um compromisso com a transmissão dos valores cristãos para as novas gerações”, acrescenta o pároco que deixa um convite para que as pessoas venham visitar as duas localidades.
Os presépios comunitários de Arões e Junqueira vão estar patentes durante a época natalícia.