A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Mercadona assinala esta terça-feira (2 de julho) os cinco anos de presença em Portugal. A cadeia espanhola de supermercados – que tem uma loja em Viseu – revela que, neste período, investiu mil milhões de euros no país. Até agora, a marca investiu em 50 lojas e dois blocos logísticos, dando trabalho a 6.000 pessoas em Portugal.
Segundo a Mercadona, desde a abertura da primeira loja no país em 2019, as lojas registaram vendas de 2,77 mil milhões de euros. Em jeito de balanço, a empresa também revela que entregou 370 milhões de euros em impostos ao Estado português.
A Mercadona anunciou a internacionalização em Portugal no ano de 2016. Em 2017, abriu o seu primeiro centro de coinovação em Matosinhos, com o objetivo de adaptar a sua oferta aos hábitos e preferências do consumidor português. Dois anos mais tarde, em 2019, com a abertura da primeira loja em Vila Nova de Gaia, a Mercadona já tinha 1.000 produtos novos só para o mercado português.
A Mercadona defende que o seu projeto de internacionalização em Portugal permitiu à cadeia “conhecer novos produtores nacionais e integrá-los no seu leque de fornecedores, algo que vai sendo incrementado à medida que o projeto vai avançando”.
“Outro aspeto a sublinhar é o intercambio entre Portugal e Espanha que possibilitou o conhecimento de produtos nacionais a consumidores espanhóis como o exemplo de pão, pastelaria, queijos, vinhos, entre outros produtos portugueses. Este compromisso da empresa com os fornecedores portugueses reflete-se nos mais de 3.000 milhões de euros em compras a fornecedores nacionais desde 2019”, acrescenta a empresa.
Também nos últimos cinco anos, a Mercadona já doou cerca de 5.500 toneladas de alimentos a instituições nacionais e locais, nas diferentes regiões onde está presente.
“A Mercadona tem avançado e aprendido muito com a entrada no mercado português, altamente competitivo. Hoje orgulhamo-nos de poder dizer que o esforço que fazemos para nos adaptarmos ao país se reflete na vontade das pessoas em ter os nossos supermercados perto, mas ainda há muito por fazer para nos tornarmos na empresa portuguesa que queremos ser em Portugal. Estes 5 anos revelaram-se um bom começo e hoje assinalamos a motivação para continuar a construir um projeto de crescimento partilhado e sustentável, que gere emprego e riqueza no país, contribuindo para o seu desenvolvimento económico”, afirma Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal.