candidato a bastonário da ordem dos advogados joão massano
missa finalistas viseu 2024
Da Índia
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…

20.02.25

No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…

17.02.25

O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…

17.02.25
Home » Notícias » Concelho » Lamego » Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura

Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura 

Aniversário é festejado este domingo, 23 de fevereiro, com programa que inclui concerto de três bandas do concelho

Carolina Vicente
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura
19.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura
21.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura

O Teatro Ribeiro Conceição assinala o 17.º aniversário de reabertura ao público, após as obras de reabilitação que permitiram a sua reinauguração em de fevereiro de 2008. Para marcar a data, o teatro apresenta um programa comemorativo que inclui a participação de artistas locais e um concerto dirigido pelo maestro Hélder Magalhães que envolve três bandas do concelho de Lamego.

O diretor artístico do Teatro Ribeiro Conceição, Filipe Marado, explica a estrutura do programa comemorativo: “O aniversário do Teatro conta com um projeto participativo com alguns elementos da comunidade de Lamego. À semelhança do que se passou no ano passado e do que tem vindo a ser a postura do Teatro até agora, que é fazer o programa de aniversário com artistas locais, mas sempre com uma referência de artistas externos. Este ano convidamos o maestro Hélder Magalhães a dirigir a união das três bandas do concelho: a Banda Filarmónica de Magueija, a Sociedade Filarmónica de Lalim e a Banda Marcial de Cambres”.

As bandas vão apresentar-se em conjunto num formato diferente do habitual. “O desafio lançado às três bandas foi para não se apresentarem com as suas formações normais, ou seja, a banda de Lalim ter um elemento, a banda de Magueija outro e a de Cambres outro, mas todas elas contribuírem para uma banda maior que vai ser dirigida pelo maestro Hélder Magalhães”, afirma o diretor artístico.

Durante o concerto, será ainda apresentada uma obra em estreia mundial do compositor Diogo Novo Carvalho. “Neste concerto vamos contar também com a estreia mundial da obra do compositor Diogo Novo Carvalho. A obra que vai estrear chama-se ‘O que há para lá do sonhar?’, é uma peça escrita recentemente e vai estrear aqui no Teatro Ribeiro Conceição no seu aniversário”.

O Teatro Ribeiro Conceição foi Inaugurado originalmente em 1929 e ocupa um edifício com história. Foi construído em 1727 para servir como hospital, e posteriormente foi utilizado por uma unidade militar até ser destruído por um incêndio em 1897. Nos anos seguintes, foi adquirido por José Ribeiro Conceição, que manteve a fachada original e o transformou num espaço dedicado ao teatro e ao cinema. 

O edifício permaneceu em funcionamento até 1987, fechando as portas dois anos depois. Em 1993, a Câmara Municipal de Lamego adquiriu o teatro, que foi requalificado e ampliado, e que reabriu em 2008 com a presença do então Presidente da República, Cavaco Silva.

O programa deste ano insere-se na estratégia do Teatro Ribeiro Conceição de promover a cultura local e incentivar a colaboração entre artistas e coletividades da região.

pub
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura

Outras notícias

pub
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura

Notícias relacionadas

Procurar