Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Teresa Martins
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Teatro Ribeiro Conceição assinala o 17.º aniversário de reabertura ao público, após as obras de reabilitação que permitiram a sua reinauguração em de fevereiro de 2008. Para marcar a data, o teatro apresenta um programa comemorativo que inclui a participação de artistas locais e um concerto dirigido pelo maestro Hélder Magalhães que envolve três bandas do concelho de Lamego.
O diretor artístico do Teatro Ribeiro Conceição, Filipe Marado, explica a estrutura do programa comemorativo: “O aniversário do Teatro conta com um projeto participativo com alguns elementos da comunidade de Lamego. À semelhança do que se passou no ano passado e do que tem vindo a ser a postura do Teatro até agora, que é fazer o programa de aniversário com artistas locais, mas sempre com uma referência de artistas externos. Este ano convidamos o maestro Hélder Magalhães a dirigir a união das três bandas do concelho: a Banda Filarmónica de Magueija, a Sociedade Filarmónica de Lalim e a Banda Marcial de Cambres”.
As bandas vão apresentar-se em conjunto num formato diferente do habitual. “O desafio lançado às três bandas foi para não se apresentarem com as suas formações normais, ou seja, a banda de Lalim ter um elemento, a banda de Magueija outro e a de Cambres outro, mas todas elas contribuírem para uma banda maior que vai ser dirigida pelo maestro Hélder Magalhães”, afirma o diretor artístico.
Durante o concerto, será ainda apresentada uma obra em estreia mundial do compositor Diogo Novo Carvalho. “Neste concerto vamos contar também com a estreia mundial da obra do compositor Diogo Novo Carvalho. A obra que vai estrear chama-se ‘O que há para lá do sonhar?’, é uma peça escrita recentemente e vai estrear aqui no Teatro Ribeiro Conceição no seu aniversário”.
O Teatro Ribeiro Conceição foi Inaugurado originalmente em 1929 e ocupa um edifício com história. Foi construído em 1727 para servir como hospital, e posteriormente foi utilizado por uma unidade militar até ser destruído por um incêndio em 1897. Nos anos seguintes, foi adquirido por José Ribeiro Conceição, que manteve a fachada original e o transformou num espaço dedicado ao teatro e ao cinema.
O edifício permaneceu em funcionamento até 1987, fechando as portas dois anos depois. Em 1993, a Câmara Municipal de Lamego adquiriu o teatro, que foi requalificado e ampliado, e que reabriu em 2008 com a presença do então Presidente da República, Cavaco Silva.
O programa deste ano insere-se na estratégia do Teatro Ribeiro Conceição de promover a cultura local e incentivar a colaboração entre artistas e coletividades da região.