A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Câmara de Tondela criou um serviço que quer apoiar os alunos estrangeiros das escolas do concelho e as suas famílias na adaptação ao ensino português. Só no novo ano letivo que agora arranca, vão estudar em Tondela perto de 400 crianças e jovens de outras nacionalidades.
A valência entra em funcionamento a tempo do arranque do novo ano escolar, que começa na próxima terça-feira (17 de setembro) em Tondela.
“Conscientes dos desafios que decorrem da existência de uma significativa comunidade escolar estrangeira, que nem sempre domina práticas e procedimentos fundamentais para uma boa integração escolar, decidimos avançar para a criação de um gabinete de apoio a alunos estrangeiros e as suas famílias”, explicou o vereador da Educação na autarquia, João Carlos Figueiredo.
O objetivo da Câmara é proporcionar “uma melhor familiarização com a plataforma que gere todo o sistema integrado de educação (refeições, transportes e comunicação aos pais)”, além de recolher e analisar “diversas informações dos agregados familiares que poderão vir a ser objeto de intervenção social mais abrangente”.
Em caso de necessidade nas reuniões e na obtenção de informações, sobretudo nos jardins de infância, o município disponibiliza uma colaboradora que vai ajudar na tradução em inglês.
O novo gabinete é coordenado pelo departamento de educação e ação social da autarquia. As famílias que precisem dos seus serviços deverão deslocar-se ao edifício dos Paços do Concelho, contactando os serviços de educação.
A valência funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Para o novo ano letivo, inscreveram-se em Tondela 386 alunos de mais de duas dezenas de nacionalidades. O Brasil é o país com mais estudantes representados, com 285 crianças e jovens.
Finlândia, Reino Unido, Itália, Suíça, Alemanha, França, Luxemburgo, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Estados Unidos da América, Canadá, Índia, Paquistão, Iémen, Afeganistão, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, África do Sul, Argentina, Venezuela, Filipinas e China são as restantes nacionalidades dos alunos que vão frequentar as escolas de Tondela em 2024/2025.