A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
Começou no passado sábado (20 de abril) a iniciativa “Mamãs Ativas”, que quer promover o bem-estar e saúde durante a gravidez em Viseu. A primeira sessão de exercício físico decorreu na Escola Básica de Jugueiros e foi antecedida de uma palestra de apresentação onde estiveram cerca de 30 mulheres no Hospital de Viseu.
O projeto é organizado pela Câmara de Viseu e pela Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL), desafiando as mulheres grávidas a usufruírem de palestras trimestrais e de uma aula grátis de exercício físico todas as semanas. A ação foi idealizada pelos médicos Carolina Canha, Joana Santos e Nuno Pereira.
Joana Santos, que é também coordenadora da Unidade de Medicina Materna e da Unidade Coordenadora Funcional Materna e Neonatal da ULSVDL, disse que o projeto “visa desmistificar falsos conceitos existentes na sociedade, relativamente a hábitos de vida saudável e à prática de exercício durante a gravidez, alterando profundamente o paradigma da intervenção, do nível terapêutico para a prevenção”.
O projeto visa ainda promover uma gravidez mais ativa, mais saudável, mais feliz e mais informada.
“Este é um programa inovador, que visa apoiar e promover a saúde e o bem-estar das mães durante a gravidez e pós-parto e espero que seja um verdadeiro estímulo de mudanças positivas na nossa cidade”, salientou o presidente da autarquia de Viseu, Fernando Ruas.
A vereadora da Saúde na Câmara, Mara Almeida, relembrou que “a maternidade é uma das experiências mais preciosas e desafiadoras na vida de uma mulher”. “É um momento de grandes mudanças físicas, emocionais e sociais, e é fundamental que as mães recebam o apoio adequado para enfrentar esses desafios com confiança e segurança”, disse.
Já o diretor clínico da ULSVDL, Eduardo Melo, acrescentou que a iniciativa pretende ainda “aumentar a literacia em saúde e promover estilos de vida saudáveis”.
“Uma gravidez saudável garante um futuro mais sustentável para a renovação geracional ao promover mais saúde neonatal e infantil. Durante a gravidez, o controlo do peso é fundamental para saúde da mãe e do bebé e os cuidados dietéticos e o exercício físico têm impacto positivo na saúde materna e na redução das complicações do parto”, acrescentou o responsável.