A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O preço médio dos quartos para os estudantes em Viseu é de 150 euros, mas quem quiser ficar perto dos estabelecimentos de ensino superior pode ter de desembolsar 235 euros.
Os dados podem ser consultados no Observatório do Alojamento Estudantil, uma página criada pelo Governo que permite auxiliar os estudantes do ensino superior na procura de alojamento.
Com esta nova ferramenta as famílias passam a dispor, em tempo real, de informação validada sobre a oferta de alojamento disponível em cada concelho, incluindo aqueles em que a pressão imobiliária mais se faz sentir.
Por esta altura, são já conhecidos os números de novos alunos que estão a frequentar, por exemplo, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV). Nas duas fases (ainda há uma terceira para a qual estão disponíveis cerca de 40 vagas) entraram 1130 estudantes e a procura de quarto ou apartamento é uma das “dores de cabeça” para quem inicia o seu percurso no ensino superior.
As residências afetas ao IPV dispõem de 320 camas, pelo que é nos apartamentos perto das unidades escolares que os jovens tentar a sua sorte.
Os sítios mais procurados são a freguesia de Ranhados e Repeses, aqui, o valor médio do quarto ronda os 165 euros. No Campo, perto do Instituto Piaget, a média de aluguer de um quarto ascende aos 197 euros.
Entre as ofertas públicas e privadas, Viseu tem um universo que ronda os seis mil alunos.
O Observatório surge por iniciativa da área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior em parceria com a Alfredo Real Estate Analytics, uma startup portuguesa de Inteligência Artificial e Big Data focada no mercado imobiliário. A plataforma surge também da colaboração de diferentes intervenientes no mundo académico, designadamente Associações de Estudantes e Serviços de Ação Social das Universidades e Instituto Politécnicos.