A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A No Rules Wines é o mais recente projeto do enólogo Tiago Macena para promover a região do Dão e parte de um investimento de um milhão de euros, que tentará faturar este ano, para chegar aos cinco milhões em 2030.
A compra de uma vinha no Douro e a abertura de uma sala de provas no Dão sã os dois projetos a curto prazo.
A marca de “vinhos sem regras” junta trio do Dão: o enólogo Tiago Macena, o empresário António Sousa Martins e o consultor internacional de vinhos, Cláudio Martins.
Há dois anos no mercado, a “No Rules Wine” – que em português quer dizer “Vinhos sem Regras”, fundada pelos amigos António Sousa Martins, Cláudio Martins e Tiago Macena, os três com ligações reconhecidas ao mundo vínico, nasceu com vontade de se distinguir pela irreverência e autenticidade de fazer “vinhos tranquilos do Dão sem regras”, honrando a tradição do Dão, mas procurando “elevar esta região vitivinícola a um patamar superior”.
Este é o “terroir” base do projeto, que surge com o objetivo principal de “expressar uma enologia que mostre a origem das uvas”, através de um investimento inicial de um milhão de euros. “Temos alguns vinhos menos usuais, tirando partido do potencial enológico da região e da nossa vontade de arriscar em alguns vinhos. A maior parte dos vinhos são DOC Dão, mas também temos vinhos Indicação Geográfica Protegida (IGP), nos quais nos é permitido o trabalho com outras técnicas e castas”, diz Tiago Macena. “CÓDIGO” foi a primeira marca de vinhos que apresentaram ao mercado, com quatro propostas, entre brancos e tintos, e que em poucos meses viu esgotado o stock de cerca de três mil garrafas de cada referência.
Em breve, uma sala de provas, à porta fechada, na adega que a empresa tem em Nelas vai permitir receber entusiastas por experiências vínicas fora da caixa.
A aquisição de uma vinha no Douro também está nos planos do trio.
“Autenticidade”, “Sustentabilidade” e “Transparência” são os pilares principais da empresa, que já marca presença no mercado internacional, concretamente em Angola e Reino Unido. Para António Sousa Martins, o objetivo é “continuar a explorar novos mercados” e posicionar a marca entre as melhores do setor vinícola. “Desde a produção de vinhos mais requintados, em poucas quantidades e valores mais elevados, a vinhos “simples” e “descomplicados”, a preços mais acessíveis e em maiores volumes, a empresa quer “promover o melhor do Dão”.
AS QUINTAS
A adega no centro de Nelas, processa uvas de três parcelas de vinha arrendada, em diferentes localizações, solos graníticos —? Póvoa das Quartas (Oliveira do Hospital) Girabolhos e Vila Nova de Tazem (Gouveia). A adega da NO RULES WINES localiza-se em Nelas, região vinícola do Dão, e testemunha a “tradição vinícola combinada com técnicas modernas de vinificação”.