A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A marca de queijos Paiva, originária de Lamego, vai mudar de mãos. A multinacional francesa Lactalis, dona da Parmalat e de outras marcas como Président, UCAL, Santal e Galbani, anunciou na quarta-feira (19 de março) a assinatura de um acordo para a compra da empresa Sequeira & Sequeira, sediada em Vouzela e proprietária da Paiva.
O valor do negócio não foi divulgado e a transação aguarda a luz verde das autoridades regulatórias. Segundo o Jornal de Negócios, que cita um comunicado conjunto, o perímetro do negócio inclui a Lacticínios do Paiva e a sua fábrica em Lamego, além das atividades de distribuição da Sequeira & Sequeira em Portugal, Cabo Verde e Moçambique.
O negócio contempla ainda a integração dos 270 trabalhadores da Sequeira & Sequeira, que se juntarão aos atuais 450 que trabalham para a Lactalis em Portugal. Com esta aquisição, a empresa francesa passa a ter duas fábricas no território português.
A Sequeira & Sequeira foi fundada em 1986 pelos irmãos José e António Sequeira, que deram continuidade ao negócio do pai. A empresa de Vouzela representa várias marcas alimentares e atende mais de mil clientes espalhados por 10 países. Em 1992, comprou a Lacticínios do Paiva, que produz em Lamego vários tipos de queijos incluindo flamengos, curados e frescos.
Desde então, a Lacticínios do Paiva passou de uma empresa regional para um dos principais produtores independentes de queijo em Portugal. Em 2008, a Sequeira & Sequeira iniciou a sua atividade de distribuição em Cabo Verde e Moçambique.
No comunicado, o diretor-geral da Lactalis Portugal, Miguel Romão, mostrou-se satisfeito com este negócio.
“Estamos encantados com a integração destes dois negócios de base familiar e que partilham os mesmos valores. Esta aquisição possibilitará à Lactalis o desenvolvimento da produção e comercialização de queijos nacionais, complementando assim a atual oferta de produtos lácteos em Portugal. A distribuição e exportação dos nossos produtos sairão também fortalecidas com a aquisição”, afirma o gestor.
Já José e António Sequeira dizem que o acordo com a Lactalis significa o reconhecimento do “grande empenho dos trabalhadores da Sequeira & Sequeira e da Lacticínios do Paiva, bem como da qualidade excecional das suas operações e produtos”.
“Temos a certeza de que a Lactalis continuará o desenvolvimento das suas atividades e será fundamental para explorar futuras oportunidades de crescimento”, acrescentam os dois empresários.