A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O Mercado Municipal de Nelas vai receber no final de outubro a Feira de Emprego Técnico do Interior e o primeiro Encontro Rural em Movimento, organizados pela associação Interioriza-te.
A Feira de Emprego Técnico do Interior (FETI) entra agora na segunda edição e pretende juntar jovens, emprego, empresas e instituições de ensino nos próximos dias 24 e 25 de outubro.
Segundo a organização, o objetivo da feira – cuja entrada é gratuita – passa por colmatar a “problemática” do abandono do interior pelos mais jovens “através da apresentação de oportunidades de formação superior e emprego”.
O evento quer ainda aproximar as empresas dos jovens e de pessoas que “necessitem de um estilo de vida diferente e oportunidades de emprego novas”, incentivar a procura ativa de empregabilidade nas regiões e criar sinergias entre empresas e instituições de ensino.
Entre as entidades já confirmadas estão o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade Católica, o Instituto Piaget, a Associação Empresarial da Região de Viseu, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e empresas como a Randstad, a Luso Finsa, a Adecco, a Meivcore e a QBeiras Energia.
Os participantes vão poder “apresentar, conhecer, criar e discutir soluções de forma a contribuir para um interior cada vez mais jovem e valorizado”, realça a Interioriza-te. O programa também vai incluir workshops, tertúlias e apresentações de incubadoras e empresas “com o intuito de criar cooperações entre entidades empregadoras e jovens”.
A FETI vai decorrer das 10h00 às 18h00 nos dias 24 e 25 de outubro. Já no dia 26, a partir das 10h00, vai ser organizado o primeiro Encontro Rural em Movimento em parceria com o movimento de dinamização de territórios rurais Rural Move.
A iniciativa vai servir para partilhar experiências e boas práticas rurais, apresentar novas ideias e projetos, aumentar a rede de contactos e parceiros e, ainda, planear o futuro, “fortalecendo o compromisso comum com a revitalização das áreas rurais e de tornar o ponto de encontro da nova ruralidade”, conclui a Interioriza-te.