No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A maioria das empresas PME líder do distrito de Viseu, em 2023, é do setor do comércio e representa 63,64 por cento das 374 empresas distinguidas com este estatuto
Apenas dez empresas pertencem ao setor da agricultura e quatro delas estão em Mortágua, município onde está a funcionar há 25 anos uma central de biomassa.
Segue-se a área da indústria (27,27%) e construção e imobiliário (9,09%). Viseu continua a ser o concelho com o maior número de empresas PME Líder, seguindo-se Tondela, Mangualde, Nelas e Lamego.
No total, as 374 empresas PME líder têm um volume de negócios superior a mil seiscentos e vinte e três milhões de euros. Exportam 208 milhões de euros. Os municípios com volume de exportações mais elevados são Viseu, Nelas, Oliveira de Frades, Tondela, Castro Daire, Mangualde, Carregal do Sal e Vouzela. Um dos indicadores em avaliação para ter o estatuto é o da autonomia financeira destas empresas. Apenas as empresas de Cinfães apresentam uma autonomia superior a 70 por cento. A média está entre os 50 e os 60 por cento.
Já com o estatuto Excelência, as empresas com maior exportação encontram-se em Viseu, Oliveira de Frades, Castro Daire, Moimenta da Beira e S. João da Pesqueira. É em Castro Daire, Moimenta da Beira, Resende, S. Pedro do Sul, Sernancelhe e Viseu que estas entidades têm uma autonomia financeira superior a 70 por cento.
O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), um conjunto de bancos parceiros e o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.
As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca PME Líder na relação com os seus stakeholders.
O estatuto PME Excelência tem por objetivo distinguir as pequenas e médias empresas em Portugal que apresentem desempenhos superiores.