Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Mais de 70 produtores vão participar neste fim de semana na primeira edição do evento “Momentos Com Vinho”, organizado pela Câmara de Sernancelhe, juntando as regiões vinícolas do Távora-Varosa, do Dão e do Douro.
A iniciativa vai decorrer este sábado e domingo (18 e 19 de junho), no Expo Salão da vila, onde, além da exposição dos vinhos, também haverá espaços gastronómicos, provas de vinhos, momentos musicais e sessões de showcooking.
O vereador da Cultura e do Turismo na autarquia, Armando Mateus, sublinha que o novo evento pretende alavancar a produção de vinhos, mas também de outros frutos onde Sernancelhe também se destaca.
“Queremos alavancar a região vitivinícola do Távora-Varosa, da qual Sernancelhe faz parte, e também revelar que, para além de ser um concelho de grande produção de castanha, também somos grandes produtores de uva, com muitas variedades, sendo que somos os maiores produtores de Malvasia Fina para a região do Távora-Varosa. Produzimos cerca de 70 por cento da uva para a Cooperativa Terras do Demo, que depois resulta nos espumantes”, explica.
Armando Mateus adianta que, além do Távora-Varosa, o certame pretende ainda promover as regiões do Dão – “à qual, em tempos, já fizemos parte” – e do Douro, “devido à proximidade com a comunidade intermunicipal e à importância da região”. O vereador acrescenta que outro dos objetivos passa por alavancar a criação de novas marcas de vinho na zona.
“Os nossos produtores, além de produzirem uva, também a transformam e criam marcas e novos vinhos, não só na variedade de espumante, mas também nos vinhos brancos, que têm mais leveza e frescura. E, com evento, também queremos incentivar a criação de novas marcas e novos produtos nesta região”, afirma.
Também sobre a agenda, Armando Mateus destaca também as provas de vinhos, que decorrerão durante quatro horas tanto no sábado como no domingo. “Queremos que seja um evento muito profissional”, enaltece.
O certame contará ainda com vários painéis temáticos para falar sobre o vinho e a sua produção e comercialização, com a participação de vários especialistas nacionais e internacionais, além de leituras associadas ao escritor Aquilino Ribeiro.