Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS) da Diocese de Viseu realizou recentemente a tradicional ceia de Natal no Centro Sócio-Pastoral de Viseu. O evento ficou marcado pelo convívio, espiritualidade e reflexão profunda sobre a paz.
A iniciativa contou com a presença do bispo de Viseu, D. António Luciano, e incluiu a realização de uma missa. O evento também contou com a conferência da professora Isabel Catarina Martins, que “proporcionou uma reflexão inspiradora sobre o compromisso individual e coletivo na construção de um mundo mais justo e pacífico”, referiu a ACEPS.
A oradora salientou a importância da paz enraizada no respeito pela dignidade humana e no amor ao próximo. “A paz começa no coração humano, na abertura ao outro e no compromisso ativo com a justiça e a reconciliação”, acrescentou.
O dia culminou com a ceia de Natal. “Este evento reforça o papel fundamental da ACEPS, enquanto organismo associativo e católico, na promoção do convívio, da solidariedade e do diálogo cristão no seio da comunidade”, explicou a associação, acrescentando que foi, ao longo do ano, “um pilar de apoio e formação para os profissionais de saúde, promovendo valores éticos e humanistas, essenciais numa sociedade cada vez mais fragmentada”.
A ACEPS também apelou aos enfermeiros e profissionais de saúde associados que continuem a ser “pontes de paz”, defendendo “o bem comum e cuidando da criação, a nossa casa comum”. “Como ensina a Igreja, é no amor, na verdade e na caridade que se constroem comunidades mais humanas e justas”, concluíram os responsáveis da instituição.