A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Escola Básica 2/3 de Lamego vai ser requalificada, numa obra que tem um custo estimado de quase 9 milhões de euros, anunciou a autarquia. A intervenção arranca no primeiro semestre de 2025.
“Apresentámos para 2025 o maior orçamento de sempre do Município de Lamego, no montante de 72 milhões de euros. A recuperação da Escola Básica 2/3 é um exemplo de como este executivo municipal sabe aproveitar os fundos disponíveis do Plano de Recuperação e Resiliência e do PT 2030 para realizar investimentos fundamentais no concelho, nomeadamente no setor da educação”, frisou Francisco Lopes, presidente da autarquia, na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento realizada na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte.
O autarca acrescentou ainda que esta intervenção, somada à futura requalificação da Escola Secundária da Sé, vai dotar Lamego de um dos parques escolares mais modernos de todo o país.
Na última segunda-feira, vários municípios assinaram os contratos de financiamento com vista à modernização dos estabelecimentos de ensino, entre eles Moimenta da Beira, cuja intervenção na Escola Secundária vai ser de quase cinco milhões de euros.
“Este é um financiamento importante e um investimento fundamental nas nossas escolas, que seguramente, vão contribuir para reduzir as assimetrias e reforçar a coesão territorial, num esforço conjunto em melhorar as estruturas e infraestruturas escolares dos concelhos abrangidos”, referiu António Cunha. O presidente da CCDR-Norte destacou o papel das autarquias neste processo de modernização do parque escolar do Norte, reconhecendo que todo este processo é “mais um passo de confiança nas instituições da Região”.