A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O projeto “Estou Cãotigo”, da Escola de Cães-Guia de Mortágua, foi um dos vencedores da quinta edição do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
Os vencedores foram anunciados ontem (dia 6) em Coimbra, no 9º Congresso do Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro.
O “Estou Cãotigo” foi um dos dois projetos vencedores na categoria Vida+. O projeto visa intervir junto de idosos institucionalizados ou em situação de isolamento através de intervenções assistidas por cães “com vista ao seu estímulo cognitivo, emocional e motor, promovendo, dessa forma, a manutenção dos seus índices de bem-estar e de qualidade de vida”, explica a CCDR Centro.
O foco desta Boa Prática é o idoso, as suas necessidades e capacidades, promovendo- se a intervenção do cão como elemento facilitador de toda a interação e desenvolvimento da intervenção junto da pessoa mais velha.
Também na categoria Vida+, venceu o projeto “5.0 – cinco ponto zero: Programa de Capacitação para o Empreendedorismo”, apresentado pela Fundação Bissaya Barreto e pelo Instituto Pedro Nunes.
Na categoria Conhecimento+, ganharam o “Laboratório do Envelhecimento”, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, no distrito de Aveiro e o projeto “Mais Alternativas Sénior”, promovido pela Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz e que integra várias terapias alternativas.
O concurso teve como objetivo “aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro”, lembra a CCDR.