Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A “Árvore de Natal da Felicidade” criada pelos alunos da Escola Básica Maria Cecília Correia foi a grande vencedora do desafio lançado pelo centro comercial Forum Viseu no âmbito da sua mais recente campanha de Natal.
O estabelecimento de ensino, também conhecido como Escola Básica de Massorim, vai receber um prémio de 500 euros em vales de compras na livraria Bertrand do Forum, depois de a sua árvore ter conseguido recolher a maioria das milhares de fichas levantadas pelos clientes do shopping. As restantes escolas vão receber diplomas de participação.
Em segundo lugar ficou a Escola Básica de Barbeita, em terceiro a Escola Básica Mestre Arnaldo Malho, em quarto a Escola Básica Aquilino Ribeiro, em quinto a Escola Básica de Repeses, em sexto a Escola Básica de Campo, em sétimo a Escola Básica São João de Lourosa, em oitavo a Escola Básica Oliveira de Baixo, em nono a Escola Básica Infante D. Henrique e em décimo lugar a Escola Básica de Gumirães.
Os trabalhos dos alunos estiveram em exposição na “Oficina dos Sonhos”, no segundo piso do Forum Viseu, onde os visitantes do centro comercial puderam votar nas suas obras preferidas. A exposição teve ainda uma vertente solidária, com o valor angariado a reverter para a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
Segundo a administração do Forum Viseu, os objetivos da iniciativa passaram por desafiar as escolas do concelho a criarem árvores de Natal sustentáveis, unindo a criatividade às boas práticas ambientais, e por envolver as comunidades escolares na criação de árvores que transmitissem “o sentimento de felicidade, promovendo simultaneamente a consciencialização ambiental e o espírito de partilha”.
“Com a certeza do impacto positivo desta iniciativa em todos os participantes, agradecemos às 10 escolas finalistas pelo empenho dedicado aos seus projetos”, afirma Catarina Mané, diretora do Forum Viseu.
A responsável refere ainda que foi “muito gratificante testemunhar o entusiasmo com que as escolas aceitaram o desafio do Forum Viseu e distinguir a criatividade das crianças nos trabalhos desenvolvidos para a exposição”.
“A consciencialização ambiental, além de ser um dos motes deste concurso, é uma das nossas principais prioridades. Por isso, esperamos continuar a promover iniciativas que incentivem a adoção de boas práticas junto da comunidade”, remata a diretora do centro comercial.