Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
O Agrupamento de Escolas de Mangualde (AEM) arrancou com um novo projeto Erasmus, em parceria com quatro organizações educativas da Bulgária, Croácia, Noruega e Países Baixos. “FoodHeroes – From waste to taste” é o nome da iniciativa que pretende “combater o desperdício alimentar e fomentar a sustentabilidade através do envolvimento digital e da aprendizagem colaborativa”, explica em comunicado o AEM. O projeto vai ser desenvolvido nos próximos dois anos.
O primeiro encontro internacional para o lançamento do projeto europeu decorreu na semana passada em Sófia, na Bulgária, e contou com a presença do diretor do Agrupamento, Joaquim Loureiro, e do coordenador do projeto, Pedro Peixoto. Na reunião, ficaram definidas as atividades que irão ser desenvolvidas durante a duração do “FoodHeroes”.
O AEM acrescenta que, para este projeto, está prevista “a saída, nos próximos dois anos, de vários alunos de Mangualde às escolas parceiras da Croácia e dos Países Baixos”.
Também entre as atividades definidas estão a criação de receitas sustentáveis, a realização de workshops sobre a alimentação saudável e a receção a alunos das escolas parceiras em Mangualde.
O objetivo é “capacitar os jovens, educadores e comunidades locais para o problema do desperdício alimentar através da educação para a sustentabilidade, com recurso a ferramentas digitais e desafios inovadores”, remata o AEM.
O projeto é coordenado pela SOML, um agrupamento de escolas da cidade neerlandesa de Limburg.