A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
As escolas municipais de natação de Castro Daire e Viseu foram premiadas pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) com o Selo de Ouro. As distinções foram entregues na quarta convenção “Portugal a Nadar”, que decorreu recentemente em Viana do Castelo.
Segundo a Câmara de Viseu, a premiação atribuída à escola municipal de natação é justificada pela “melhoria contínua” e pelo “desenvolvimento de uma base de natação de qualidade”, nomeadamente na passagem dos alunos para o nível competitivo, nas suas competências aquáticas, na participação em eventos federados e não federados, e na partilha de práticas.
A Escola Municipal de Natação de Viseu conta atualmente com 1.250 utentes inscritos e com 164 horas de atividade semanal. Viseu vai ser em 2024 a Cidade Europeia do Desporto.
Já a autarquia de Castro Daire apresentou na convenção da FPN sobre o papel que as autarquias desempenham em projetos considerados estruturantes para o desenvolvimento da modalidade na região e no desenvolvimento dos territórios.
Castro Daire foi um dos primeiros municípios do país a implementar os três programas estruturantes da FPN (“Portugal a Nadar”, Escola Municipal de Natação Adaptada e “Sobrevivência Aquática – À Prova de Água”), sendo que todos os alunos do pré-escolar e do ensino básico do concelho têm acesso gratuito à natação.
Na gala da FPN, que também decorreu em Viana do Castelo, o atleta paralímpico Marco Meneses, o treinador Armando Costa e a academia O Crasto foram distinguidos com a Medalha de Ouro desta Federação pelos resultados alcançados ao longo do ano de 2022 na natação adaptada.
Marco Meneses sagrou-se É de Castro Daire e é vice-campeão do mundo de natação adaptada, garantindo uma quota para Portugal na natação para os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024.