No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Nelas abriu o concurso para as obras de requalificação da Escola Secundária de Nelas e da Escola Básica e Secundária Engenheiro Dionísio Augusto Cunha, em Canas de Senhorim, num investimento conjunto de 6,8 milhões de euros.
A autarquia presidida por Joaquim Amaral diz que as candidaturas agora aprovadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representam “uma poupança de 1,1 milhões de euros” relativamente à candidatura “não aprovada” do anterior executivo municipal.
Segundo a Câmara, o maior investimento vai para a Escola Secundária de Nelas, que vai sofrer obras no valor de 4 milhões de euros. Já em Canas de Senhorim, a empreitada tem um investimento previsto de 2,8 milhões de euros.
De acordo com o município, o objetivo das obras é “melhorar as condições exteriores e interiores das edificações, bem como promover a eficiência energética, acessibilidades, segurança e conforto da comunidade escolar” do concelho.
Além disso, as intervenções pretendem “corrigir problemas construtivos, substituir as redes e infraestruturas existentes, dotar os edifícios de condições de habitabilidade, conforto e modernização e aumentar a eficiência energética”, numa perspetiva de “criar condições para a prática de um ensino moderno”.
O projeto prevê a reabilitação das escolas-sede dos agrupamentos de Canas de Senhorim e de Nelas para “responder às exigências decorrentes dos novos paradigmas educativos e ambientais” e para garantir “um modelo de gestão eficaz e com custos controlados às situações normais de conservação e manutenção”, uma competência assumida pela autarquia na sequência do processo de descentralização.
A autarquia de Nelas sublinha que estão previstas intervenções em todos os edifícios e nos arranjos exteriores das duas escolas, “nomeadamente na circulação interior e zona desportiva”.
As empreitadas incluem ainda a aquisição de equipamentos, sobretudo mobiliário escolar e equipamentos didáticos, informáticos, desportivos e de comunicação.
“Com estas medidas e tendo em conta a prioridade na educação, o Município de Nelas pretende melhorar as condições e bem-estar dos alunos, pessoal docente e não docente, pais e auxiliares das duas escolas sede do concelho, impulsionando desta forma a qualidade de ensino e, consequentemente, as condições para o sucesso educativo no concelho”, sublinha a autarquia.
Mais de 98 mil euros para obras em urbanização
Além das escolas de Canas de Senhorim e de Nelas, a Câmara anunciou o investimento mais de 98 mil euros mais IVA na construção de infraestruturas no loteamento do Prado, na freguesia de Vilar Seco. O executivo fala num anseio “com mais de vinte anos que finalmente vai ser concretizado”.
A intervenção contempla trabalhos de pavimentação do arruamento “incluindo sinalização horizontal, passeios em pavê, bem como a execução da rede de águas pluviais”, explica a autarquia de Nelas.
A Câmara prevê que as intervenções arranquem em breve e sublinha que as mesmas visam beneficiar a zona do Prado de melhores acessos e promover a melhoria da qualidade de vida dos atuais e futuros moradores.