Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Catorze escolas do distrito de Viseu recolheram mais de nove toneladas de resíduos elétricos, eletrónicos e de baterias na iniciativa Geração Depositrão. Na região, a Escola Básica D. Luís de Loureiro (Silgueiros, Viseu) foi o estabelecimento que mais recolheu com 1,93 toneladas.
O balanço foi feito esta segunda-feira (9 de setembro) pela organização. O Geração Depositrão, que já conta com 16 edições, visou consciencializar as escolas para o correto encaminhamento de resíduos elétricos e eletrónicos.
A Escola Gomes Eanes de Azurara, em Mangualde, ficou em segundo lugar no distrito com 1,33 toneladas, seguindo-se a Escola Azeredo Perdigão (Viseu) com 1,17 toneladas.
O top 6 da região é ainda constituído pela Escola Secundária de São Pedro do Sul (1,02 toneladas), pela Escola do Viso em Viseu (939,5 quilos) e pela Escola Superior de Saúde de Viseu (618 quilos).
Este ano, a Geração Depositrão contou com a adesão de mais de 316.000 alunos que recolheram cerca de 435 toneladas de resíduos.
Além de premiar as escolas, a entidade organizadora ERP Portugal recompensa alunos e professores envolvidos no projeto e dá prémios por cada categoria de resíduos recolhidos, nomeadamente televisores, monitores, equipamentos de arrefecimento e pilhas, consideradas como resíduos perigosos.
A diretora-geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, referiu que, só nas pilhas e baterias, a recolha aumentou 24 por cento e realçou que o projeto teve “resultados mais positivos e com uma adesão por parte das escolas cada vez maior”.
“Temos como objetivo contribuir para a educação ambiental e fomentar a economia circular e, por essa razão, queremos agradecer e dar os parabéns a todos aqueles que se juntaram a nós nesta missão. Numa altura em que as escolas se preparam para o início do ano escolar, este poderá ser o motivo para uma ainda maior adesão neste ano letivo”, acrescentou.