A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Catorze escolas do distrito de Viseu recolheram mais de 16 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e acumuladores na 15.ª edição do programa Geração Depositrão.
A iniciativa, organizada pela entidade ERP Portugal, atribuiu 1.412 euros em cheques-prenda para a compra de materiais. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) foi a que mais resíduos recolheu na região, com mais de 3 toneladas.
Tendo como objetivo o correto encaminhamento de resíduos considerados perigosos, a ERP Portugal oferece prémios em equipamentos novos. A ESTGV ficou em terceiro lugar da categoria Ar Condicionado, tendo recolhido 380 quilos.
A Geração Depositrão é o projeto escolar de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos com maior representação a nível nacional, juntando atualmente mais de 800 estabelecimentos de ensino desde jardins de infância a escolas do ensino superior e cerca de 100 mil alunos em todo o país.
O projeto envolve também as escolas inscritas no programa Eco-Escolas. O valor global de prémios que serão entregues ultrapassa este ano os 55 mil euros.
Ainda no Geração Depositrão, a edição deste ano contou também com atividades criativas ao longo do ano letivo, promovendo a literacia ambiental, incluindo quizes com perguntas de sustentabilidade com a participação de mais de 1.000 alunos.
“A adesão de tantas escolas e participantes a este projeto e os resultados obtidos com a atividade de recolha de REEE e RP&A vem reforçar o sucesso da Geração Depositrão e o impacto desta, contribuindo, cada vez mais, para o fomento de uma economia circular nas gerações futuras. Queremos agradecer e dar os parabéns pela envolvência da comunidade escolar, alunos, professores, famílias e os coordenadores deste projeto”, disse a diretora-geral da ERP Portugal, Rosa Monforte.