Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
José Carreira
por
Alfredo Simões
As freguesias do concelho de Resende recebem na próxima semana (20 a 24 de janeiro) o Espaço Cidadão Móvel e a Biblioteca Itinerante da Associação de Municípios do Douro e Tâmega.
O objetivo é levar os serviços públicos às localidades mais afastadas da sede do concelho, junto às sedes das respetivas juntas de freguesia, e apoiar as populações mais isoladas, explica a Câmara de Resende.
O Espaço Cidadão Móvel, que vai iniciar atividade na próxima segunda-feira junto à Junta de Freguesia de Barrô, faz parte da rede nacional de Espaços Cidadão e funciona como um ponto de atendimento itinerante que conta com mais de 35 serviços públicos, incluindo a Segurança Social, a Autoridade Tributária, a ADSE e a Caixa Geral de Aposentações, sem necessidade de agendamento.
“Trata-se de um balcão único com atendimento digital assistido, onde os munícipes podem tratar de diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, entre os quais: alterar a morada do Cartão do Cidadão, ativar a Chave Móvel Digital, renovar a carta de condução ou pedir o certificado do registo criminal, entre outros”, acrescenta a autarquia de Resende.
A viatura, que vai percorrer as freguesias do concelho, também conta com uma biblioteca itinerante que irá promover a literatura e a cultura.
O veículo irá passar por São Cipriano e São Romão no dia 20, Paus e Freigil/Miomães no dia 21, Ovadas de Cima/Ovadas de Baixo e São João de Fontoura no dia 22, Felgueiras/Feirão e Cárquere/Anreade no dia 23, e Panchorra/Talhada no dia 24.
A iniciativa é promovida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega e passa pelos concelhos de Resende, Marco de Canaveses, Amarante, Baião e Celorico de Basto.