A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte organiza em Moimenta da Beira a conferência “A Inovação no Setor Frutícola do Norte”, que quer abrir a discussão sobre os estudos e os desafios presentes e futuros do setor da fruta.
A investigação e a valorização do mercado estão entre os temas que serão abordados no evento que decorre esta sexta-feira (7 de junho) no auditório das Caves Terras do Demo, em Moimenta da Beira.
“Este será um momento de debate e reflexão conjunta no âmbito do ‘Estudo sobre o setor agroalimentar do Norte’ já realizado e apresentado, no mês de fevereiro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro”, refere a CCDR Norte.
O evento vai juntar alguns especialistas da área que abordarão temas como os investimentos na agricultura, a internacionalização da fruticultura, as energias alternativas e agricultura, a investigação em fruticultura, a fruta de montanha, a economia agrícola e a valorização da produção pela introdução de novas variedades e tecnologias.
O evento quer incentivar à partilha de conhecimento por parte de representantes das principais instituições criadoras de conhecimento e de vários profissionais.
Os atuais e maiores desafios do setor frutícola vão estar em debate com a presença de oradores como Gonçalo Andrade, representante da Portugal Fresh; José Mota Alves, presidente da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave e Ana Paula Silva, investigadora de fruticultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre outros.
A sessão destina-se principalmente a investigadores e académicos, mas também está aberta à participação de associações e cooperativas do setor frutícola.