Artesanato em Portugal está presente na cidade de Viseu. Neste episódio da…
Em Várzea de Calde, o linho era mais do que um ofício:…
Cinco piscinas, um rio sensorial subterrâneo e cascatas dignas de Bali. Tudo…
O espumante “Terras do Demo Olho-de-perdiz”, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, foi distinguido com uma medalha de ouro na primeira sessão do Concurso Mundial de Bruxelas 2025, dedicada exclusivamente a vinhos rosés. Trata-se de um espumante da colheita de 2023.
De acordo com a organização, “o Concours Mondial de Bruxelles posicionou-se internacionalmente como um concurso enológico de referência, sublinhando a independência, o rigor e o processo de degustação posto em prática, que tranquilizam os consumidores que podem comprar vinhos medalhados com toda a confiança”.
Na edição de 2025, a primeira dedicada aos rosés, foram premiados vinhos de vários países. “A França mantém a sua posição de liderança com 124 medalhas, um número impressionante de distinções, nomeadamente para os vinhos da Provença, seguida por Itália, Espanha, Roménia e, por fim, Portugal”, indica o concurso.
“O concurso escolhe rigorosamente degustadores de renome e de reconhecida competência, provenientes de todas as regiões do mundo”, destaca ainda a organização, sobre o processo de seleção do júri internacional.
A organização do evento acrescenta que, “apesar do nível elevado dos vinhos, apenas os melhores vinhos que convenceram o júri no seu conjunto foram medalhados”.