Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
A Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Chamadouro – Associação Juvenil anuncia a 63ª edição do Torneio de Sueca do Chamadouro, que acontece este domingo, no Pavilhão Multiusos Santo Ildefonso. O maior torneio de Sueca da região está marcado para as 9h00 do dia 16 de fevereiro.
É um dia inteiro de convívio entre os participantes. O responsável da Associação Juvenil, António Santos, conta que antes o torneio se realizava apenas durante a tarde, “entretanto, optámos por fazer o torneio durante o dia todo. Na vez do jantar, oferecemos o almoço aos participantes, e assim acabam por passar aqui um dia de convívio entre todos”.
São duas décadas de tradição na aldeia de Chamadouro. Desde o Porto a Leiria, cerca de 30 equipas estão inscritas para aquele que é considerado por muitos o melhor torneio de sueca da região. “Já temos inscrições do concelho vizinho, de Mortágua, de Santa Comba Dão, Vila Nova de Poiares, Condeixa, Pombal, Batalha, Águeda, Aveiro, Lousã, Leiria, Carregal do Sal, Nelas, Arganil, etc. Também temos de Tondela, e a primeira equipa que se inscreveu é da zona de Matosinhos, que ficou em primeiro lugar no último torneio e deixou logo a inscrição feita para participar neste”, conta o responsável.
A organização destaca a presença das várias localidades nas competições: “Temos o hábito de servir e receber bem as pessoas, e os participantes consideram bastante as refeições que lhes damos. São refeições tradicionais, que toda a gente gosta, bem apaladadas. É um dos pontos que traz muita gente, obviamente, além dos prémios”.
A Sueca é um jogo tradicional que, segundo a organização, “une gerações e tem sido um motor de dinamização cultural e turística da região”. O responsável conta ao Jornal do Centro que há etária mais comum, “a maioria está entre os 50 e os 60 anos,mas temos desde os 20 até os 70. Homens, mulheres, pais, filhos, esposas e maridos, um bocadinho de tudo”.
Este ano, para além dos habituais prémios que incluem “produtos típicos da gastronomia local”, a organização informa que será ainda atribuído um prémio extra de 250€ à melhor equipa da temporada.
António Santos acrescenta que, apesar de o torneio de sueca de Penela ser considerado “o Torneio Nacional, tanto que já entrou para o livro do Guinness”, os participantes do torneio de Chamadouro consideram-no “um dos melhores e dos maiores torneios da região”.