3600289b-a50e-46b6-882a-24bd64c38e19
ren-linhas-servidao-reflorestacao
Câmara Municipal de Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…

26.04.25

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25

Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…

24.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Esta quinta-feira arranca mais uma edição de Outono Quente

Esta quinta-feira arranca mais uma edição de Outono Quente

Outono Quente regressa à cidade de Viseu e recorda Jorge Fraga com Marcha dos Sonhos

 Esta quinta-feira arranca mais uma edição de Outono Quente - Jornal do Centro
02.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Esta quinta-feira arranca mais uma edição de Outono Quente - Jornal do Centro
02.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Esta quinta-feira arranca mais uma edição de Outono Quente - Jornal do Centro

O Outono Quente está de regresso a Viseu para a sua 13ª edição, que decorre de 3 a 6 de outubro no Parque Aquilino Ribeiro. Organizado pela Associação Cultural Zunzum, o festival de artes interdisciplinares traz quatro dias de espetáculos, oficinas e conversas, com um destaque especial para a “Marcha dos Sonhos”, dedicada este ano ao ator, encenador e professor Jorge Fraga, falecido a 19 de agosto aos 71 anos.

“A Marcha dos Sonhos este ano volta à versão original de 2012, ou seja, não vai andar pela cidade, fica somente no Parque da Cidade [Aquilino Ribeiro], como aconteceu nas primeiras edições sob a responsabilidade de Jorge Fraga”, anunciou a programadora Isabel Legoinha, durante a apresentação do evento. Jorge Fraga foi o diretor artístico da primeira edição da “Marcha dos Sonhos” e de várias edições seguintes. “É a forma de recordar Jorge Fraga”, explicou Isabel, citando ainda palavras do próprio encenador, escritas em 2013: “Do desejo de cumprir o sonho, de tornar possível o irrealizável, de ter por perto quem já partiu”.

A “Marcha dos Sonhos” deste ano terá direção artística de Sónia Barbosa, com a direção musical de Ana Bento e a direção de expressão plástica de Mara Maravilha. “Foi o que Jorge Fraga nos deixou. Foi isto do ‘sim, é possível, vamos trabalhar todos juntos’, e é um pouco esta mensagem que queremos passar com esta ‘Marcha dos Sonhos’”, sublinhou Isabel Legoinha.

O festival Outono Quente contará também com a participação de companhias internacionais. De Espanha, a companhia Lafontana apresentará o teatro “Tuk Tuk”, e os Yllana trarão ao palco a peça “Passport”. A Zunzum AC abrirá o festival, no dia 3 de outubro, com a estreia do espetáculo “A trupe de histórias”, protagonizado por Isabel Legoinha e Mara Maravilha.

Entre os destaques da programação estão ainda espetáculos como “A menina que pintava pássaros”, uma peça de marionetas dos Mandrágora, e “11 Cisnes”, do Teatro do Montemuro. O festival inclui diversas oficinas, como as de teatro, música, dança, escrita criativa para crianças e expressão plástica, dirigidas por artistas como Ana Bento, Yarik Badchuk, Gi da Conceição, Cristina Rodrigues e Elsa Lopes.

Rodolfo Castro será responsável pela oficina de “Jogos de leitura em voz alta” e apresentará o espetáculo “Histórias mal contadas”. Os populares “Jogos do Helder” também marcarão presença no Parque Aquilino Ribeiro, com acesso livre, assim como o concerto de Bela Noia e o teatro “El cruce”, da Companyia Itinerária.

Outros espetáculos incluem “Perdidos, mas pouco!”, de A Bolha, “Ex-passus”, “Objetoteca popular itinerante”, pelo Teatro de Ferro, o concerto de Gomo de Tangerina, e “Histórias em movimento”, pelos Am’Arte.

O Ciclo de Conversas, organizado por Paula Soares do Plano Nacional das Artes, irá decorrer diariamente, com foco nos temas da arte e educação. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata, destacou na apresentação do festival a inclusão da “primeira mostra do GLAS [Gabinete Local de Ação Social], que junta todas as organizações dedicadas à ação social”.

“O Outono Quente tem uma programação bastante eclética, dedicada, sobretudo, a famílias e é também esta possibilidade de fruirmos nos nossos espaços antes do inverno”, afirmou Leonor Barata. O festival conta com um orçamento de 100 mil euros, dos quais 50 mil são provenientes do apoio do Eixo Cultura da Câmara Municipal de Viseu. Além disso, a Direção-Geral das Artes contribui com 15.000 euros, e a autarquia oferece um “apoio não financeiro bastante expressivo”.

pub
 Esta quinta-feira arranca mais uma edição de Outono Quente - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Esta quinta-feira arranca mais uma edição de Outono Quente - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar