Estacionar no centro da cidade de Mangualde vai passar a ser feito de forma mais inteligente. A Câmara Municipal tem em curso um projeto, “Smart Parking”, que vai permitir instalar 550 lugares com sensores.
A implementação deste serviço arrancou no início da semana, num investimento que é superior a 300 mil euros. O projeto pretende dotar os estacionamentos com um sistema de informação de mobilidade urbana em tempo real, através da “colocação de sensores em lugares individuais e parques de estacionamento e a instalação de painéis com a informação da disponibilidade dos lugares”, refere a autarquia em comunicado.
“É um projeto que vai facilitar muito a vida dos cidadãos, que coloca Mangualde na linha da frente no que diz respeito a soluções tecnológicas e digitais, em direção a um território inteligente e sustentável”, afirma o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.
Este serviço terá ainda disponível uma aplicação para dispositivos móveis, que vai reunir e gerir toda a informação sobre a ocupação dos mais de 500 lugares.
“O facto de os cidadãos deixarem de andar à procura de lugar para estacionar os veículos, poupa-lhes tempo e dinheiro e contribuímos para a neutralidade carbónica, tornando o território mais competitivo e atrativo”, frisou Marco Almeida.
Segundo a autarquia, o “Smart Parking” deverá estar em funcionamento no final do próximo mês de novembro. O investimento é de 319 mil euros e é cofinanciado em 85 por cento pelo FEDER, no âmbito das Smartcities, enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Mangualde.