“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
O município de Tondela assinala esta sexta-feira (28 de fevereiro) o Dia Mundial das Doenças Raras com a Estátua do Emigrante, um dos monumentos mais emblemáticos do concelho, iluminada a cor azul.
O repto foi lançado pela União das Associações das Doenças Raras de Portugal (RD-Portugal). A autarquia fala de um “ato simbólico que se reveste de particular importância no apoio à pessoa com doença rara e na sensibilização da comunidade para estas patologias”.
A Câmara lembra que, nesta ocasião, é importante “sensibilizar toda a população para a relevância do diagnóstico precoce, assim como trabalhar e desenvolver ações que eliminem o estigma que ainda se faz sentir e cujo impacto no doente, familiares e outros envolvidos é muito considerável”.
Desde 2022, mais de 30 edifícios em todos os distritos e regiões autónomas do país aderiram à campanha mundial de iluminação do Dia das Doenças Raras. Em Portugal, estima-se que as doenças raras atinjam seis a oito por cento da população, representando entre 600 e 800 mil pessoas.