Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…
A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Este sábado e domingo, 5 e 6 de abril, todos os caminhos do trail vão dar à Serra do Caramulo. No primeiro dia há três provas agendadas, no segundo outras três na primeira edição do Caramulo Magic Trail. Este sábado decorrem o Campeonato Nacional de Trail Sprint, com 24 quilómetros, num percurso circular, o Campeonato Nacional Trail Jovem, e uma prova aberta a não federados com 13 quilómetros, que coincide com a 1ª etapa da Taça de Montanha da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Esperam-se logo no primeiro dia 800 atletas em percursos que começam e terminam na vila do Caramulo. E é também entre a natureza e o espaço verde do Caramulo que 900 atletas são aguardados no segundo dia de provas. Este domingo, a agenda prevê três provas. O Trail Longo com 35 quilómetros, o Trail Sprint com 24 e o Mini Trail com 12 quilómetros. Três provas que vão decorrer em linha, começando as aldeias da União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho e terminando na Vila do Caramulo.
A organização da primeira edição do Caramulo Magic Trail quer afirmar o Caramulo como referência nacional e internacional para a prática do Trail Running. O evento desportivo foi organizado pela Câmara de Tondela, Junta de Freguesia de Guardão, União de Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho e Carlos Sá Nature Events.
Ao Jornal do Centro, Carlos Sá, ultramaratonista e dinamizador do Circuito Best Trails Series, explica que o Caramulo “é uma das grandes serras de Portugal”, “que já merecia uma grande prova, de dimensão nacional e internacional”. “Com mais de 1700 pessoas é uma das provas de trail mais participadas a nível nacional. Espero que este seja o pontapé de saída para tornar este evento numa referência nacional”, frisa.
Sobre o Caramulo, Carlos Sá identifica “muitos contrastes paisagísticos, locais com ribeiras, cascatas, a outros áridos e até agrestes, com declives bastante difíceis”. “O trail é um pouco isso. É a procura da superação, mas também visitar lugares muito bonitos”, recorda.
Na apresentação, Carlos Sá, dinamizador do Circuito Best Trails Series, revelou que “no Caramulo vão estar os melhores atletas nacionais de trail e alguns nomes sonantes do estrangeiro”. “Superámos as nossas expectativas para esta primeira edição. Dobrámos o número de participantes com que contávamos. Nós esperávamos 700 e temos 1.700. Agora é esperar que corra tudo bem”, referiu Carlos Sá. A iniciativa conta com o apoio da FPA, Associação de Trail Running de Portugal, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e GNR.
O vereador do desporto na Câmara de Tondela, Francisco Fonseca referiu na apresentação do Caramulo Magic Trail que este é um evento que surge para “promovermos e potenciarmos aquilo que temos de melhor e diferenciador: a Serra do Caramulo, uma montanha mágica com um potencial único para provas desportivas”. A iniciativa conta com o apoio da FPA, Associação de Trail Running de Portugal, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e GNR.