Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Capa do livro "O Mundo de Mãos Dadas"
Um grupo de estudantes da licenciatura em Educação Social, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), criou um livro sobre a diversidade cultura e intercultural, no âmbito de um estágio curricular realizado no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza). A obra chama-se “O Mundo de Mãos Dadas” e é da autoria de Ana Rodrigues, Filipa Silva e Guilherme Sousa.
Trata-se de um livro destinado a professores, educadores e encarregados de educação que pretendam “abordar a temática da diversidade cultural e da interculturalidade com crianças dos 5 aos 10 anos, sendo disponibilizadas atividades e recursos educativos para a sua aplicação”.
Segundo a EAPN Portugal, o livro, “O Mundo de Mãos Dadas” pretende “desenvolver a valorização da diversidade cultural no público infantojuvenil, assim como a interculturalidade promovendo a empatia e o respeito através de uma história que narra a importância da desconstrução de estereótipos e preconceitos”.
A obra está disponível em formato digital e formato físico, e segundo a organização, oferece possíveis questões a aplicar durante a leitura.
Trata-se de mais uma iniciativa que integrava o calendário da Semana da Interculturalidade, da EAPN Portugal, que decorreu de 1 a 13 de abril (domingo), “com o objetivo de sensibilizar os/as cidadãos/ãs para a necessidade de uma sociedade intercultural, que tenha presente os valores da solidariedade, da não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade, da igualdade, do respeito pela diferença e pela diversidade, da partilha e da inclusão”.
Chama-se “O Mundo de Mãos Dadas” e foi elaborado no âmbito de um estágio curricular no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal.