Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Mariana Abrantes
por
José Carreira
por
Vítor Santos
O concelho de Mangualde acolhe esta segunda-feira (24 de fevereiro) a sessão distrital do ensino básico de Viseu da 30.ª edição do Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República.
Na iniciativa, que vai contar com 25 agrupamentos e escolas da região, vai ser debatida e aprovada uma recomendação sobre o tema “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”. O assunto também vai ser discutido na sessão nacional, que acontece a 12 e 13 de maio.
A sessão vai decorrer no auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, entre as 09h00 e as 18h00, e irá contar com a participação de um deputado da Assembleia da República. Na primeira fase do Parlamento dos Jovens, cada escola aprovou um projeto de recomendação, elegeu os deputados e o candidato à mesa da sessão distrital.
Este ano letivo, o Parlamento dos Jovens junta 1.135 escolas inscritas (580 do ensino básico e 555 do ensino secundário) e envolve milhares de alunos, professores e comunidades educativas de todo o país.
O programa, dirigido aos jovens dos segundo e terceiro ciclos e do ensino secundário, pretende “educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democrático e os valores da democracia e incentivar a reflexão e o debate sobre temas da atualidade que são do interesse dos jovens e da sociedade em geral”, sublinha a Câmara de Mangualde.