09 Ago
Viseu

Ensino Superior

Piaget com licenciatura em Educação Social

por Redação

29 de Junho de 2020, 18:25

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Instituto Piaget promove esta terça-feira, 30 de junho, pelas 18h30, um seminário online dedicado ao tema “Educador Social: Identidade e Profissão”. O evento antecipa a nova licenciatura em Educação Social que a instituição irá lecionar a partir do ano letivo de 2020/2021. 

 Nesta mesa redonda virtual, que inclui a presença de vários educadores sociais com percursos profissionais diversos, pretende-se dar a conhecer a profissão de educador social e o trabalho realizado por estes. O evento dirige-se a todos os que têm interesse na profissão e que pretendam conhecer melhor as áreas de atuação destes profissionais.

 O painel de participantes é composto por Ana Camões, educadora social, doutorada em Ciências da Educação com especialização em Pedagogia Social; Renata Machado e Cindy Vaz, ambas educadoras sociais e mestres em Ciências da Educação com especialização em Pedagogia Social; Hélia Nunes, educadora socioprofissional e técnica superior no departamento de recursos humanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros; e Raquel Levy, educadora socioprofissional e chefe de divisão na Câmara Municipal de Setúbal.

 O acesso ao evento é gratuito, mediante inscrição através do site do Instituto Piaget.

 A criação da licenciatura em Educação Social está diretamente relacionada com a missão, tradição e experiência formativa do Instituto, que tem vindo a formar diplomados na área social nos últimos 15 anos.  

 “Esta nova licenciatura é mais um passo na concretização do reforço do projeto da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada, assumindo um carácter essencial no prosseguimento de estudos para os nossos estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais”, afirma Clementina Nogueira, presidente do Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul, onde o novo curso irá funcionar. 

O curso permitirá aos alunos desenvolver e aprofundar fundamentos teórico-práticos da Pedagogia Social ao nível da intervenção sociopedagógica junto de pessoas, instituições e comunidades, numa perspetiva de promoção do bem-estar e da qualidade de vida, e de formação ao longo da vida. Os educadores sociais são profissionais formados a partir de uma multiplicidade de experiências e referenciais, desde a pedagogia social, psicologia, sociologia, gerontologia e empreendedorismo social.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts