“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
A Associação Desportiva de Castro Daire é o novo líder da Taça Fair-play da Associação de Futebol de Viseu relativo à Divisão de Honra. Na prova que distingue clubes pelo bom comportamento de jogadores, equipas técnicas e agentes desportivos todos os meses, o Castro Daire saltou para a liderança da Taça do bom comportamento por troca com o Oliveira de Frades que é agora segundo. Os castrenses têm 79 pontos e eram terceiros no ranking anterior. O Oliveira de Frades tem 77 pontos e ocupa o segundo lugar. Em terceiro está o Carvalhais (75 pontos), o quarto lugar é do Lamelas (72 pontos) e em quinto está o Vouzelenses, com 70 pontos. Este não é o ranking final porque falta apurar abril e parte do mês de maio.
No que diz respeito ao apuramento de campeão da 1ª Distrital, está quase tudo igual de março para fevereiro. O comandante é o mesmo. O Campia está com 97 pontos, o Satão surge logo depois com 94 pontos. O Molelos é terceiro (84pontos), o Vale de Açores é quarto (69 pontos), o Vila Chã de Sá é quinto (66 pontos). A diferença em março foi a passagem do Sátão para terceiro por troca com o Molelos e a descida do Vila Chã de Sá de quarto para quinto classificado. O Vale de Açores assumiu o quarto lugar em março, quando em fevereiro não estava no top-5.
Na classificação relativa à Taça da 1ª Divisão Distrital, que consta no site da Associação de Futebol de Viseu, o Viseu United saltou do segundo para o primeiro lugar. A equipa viseense tem 84 pontos. Em segundo está o Nandufe, que liderava o ranking em fevereiro, com 80 pontos. Segue-se Os Ceireiros (70 pontos), Santacombadense (64 pontos) e Paivense (59 pontos).
No campeonato sub-23, tudo na mesma na liderança. A A ASDREQ mantém o primeiro lugar, agora com 77 pontos. O Vila Chã de Sá é agora segundo colocado (41 pontos) quando em fevereiro estava em quinto. No top-5 estão ainda Cinfães (39 pontos), Carregal do Sal (38 pontos) e Repesenses (37 pontos).
Em sub-18, o Crasto é o novo líder, com 127 pontos. Os castrenses estavam em quinto lugar no mês de fevereiro. O Resende é segundo, com 119 pontos. Os Leões da Beira estão com 113 pontos em terceiro lugar. No quarto posto está o Penalva do Castelo, com 105 pontos. O top-5 fecha com o Cinfães, com 82 pontos. Nota para as Taças de Ouro e de Prata. O líder na Taça de Ouro é o Santacaombadense, com 116 pontos. Na Taça de Prata os Vouzelenses lideram com 114 pontos.
No futsal masculino a AJAB continua a liderar a tabela. A equipa de Tabuaço tem 71 pontos. O segundo lugar vai para a Sampedrense, com 67 pontos. A fechar o top-5 estão IF Tarouca (54 pontos), Heróis D’Aventura (52 pontos) e Rio de Moinhos (51 pontos).
Na competição feminina de futsal, estava já determinada a vitória no bom comportamento da equipa da ARDFF Satense, com 67 pontos. Em sub-19 masculinos, a vitória sorriu a três equipas igualadas com 29 pontos: Heróis D’Aventura, Viseu 2001 e Atitudes Traquinas AD.
Como se chega a este ranking?
Todas as equipas entram no Ranking Fair-play com cinco pontos por cada jogo que fará no respetivo campeonato. O objetivo é não os perder. Há sanções a jogadores, dirigentes, treinadores, médicos, massagistas e outros agentes desportivos e aos clubes.
No caso dos jogadores, por cada amarelo será retirado um ponto, por cada jogo de castigo é tirado dois pontos. No caso de um mês de suspensão, há oito pontos retirados. A desclassificação no Ranking Fair-Play surge quando houver qualquer pena superior ou igual a meio ano de suspensão.
Já nos clubes, por cada repreensão, há um ponto tirado. Há ainda regulamentada a hipótese de serem tirados dois pontos (por cada multa até 25 euros ou 25 euros em multas superiores a 25 euros) ou dez pontos (por cada jogo de interdição ou à porta fechada).
Em situações de inferioridade numérica, são descontados dois pontos. Em sentido contrário, por cada cartão branco são acrescentados cinco pontos ao ranking do clube. No final da época, há prémios atribuídos. O primeiro classificado recebe 400 euros, o segundo vai ganhar 200 euros, o terceiro lugar conquista 100 euros.