A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Câmara de Mortágua vai aplicar maiores descontos no IMI às famílias do concelho em 2024. Os agregados familiares com filhos terão uma redução maior na taxa sobre os imóveis que pode ir dos 30 aos 140 euros.
A medida foi aprovada em sede do executivo da Câmara e da Assembleia Municipal e resulta do programa Mais Habitação.
Com esta atualização, a dedução fixa ao IMI para as famílias com apenas um dependente aumenta dos 20 para 30 euros. Já para famílias com dois dependentes, o desconto passa dos 40 para os 70 euros.
Já para quem três ou mais filhos, o desconto duplica dos 70 para os 140 euros. As deduções serão aplicadas em 2024, quando os proprietários forem chamados a pagar o IMI relativo a 2023.
Além do benefício fiscal relativo ao IMI familiar, a Câmara de Mortágua também vai cobrar a taxa mínima de IMI permitida por lei: 0,3 por cento.
“Estas medidas em sede de IMI pretendem reforçar o apoio às famílias, beneficiando as que têm um maior número de dependentes e consequentemente de encargos, e proporcionando assim as melhores condições de vida possíveis”, destaca o executivo presidido por Ricardo Pardal.