A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Doze famílias de S. João da Pesqueira receberam esta quinta-feira, dia 20 de outubro, vales de apoio à natalidade e adoção atribuídos pela autarquia local. A entrega foi feita no auditório da Biblioteca Municipal.
A Câmara realça que a medida visa apoiar os pais na compra de bens e serviços “considerados indispensáveis ao desenvolvimento salutar da criança, nos estabelecimentos comerciais” do concelho.
Esse apoio consiste na atribuição de cheques prenda no valor de 50 euros cada e que são dados por cada filho nascido ou adotado no concelho.
A medida foi criada para combater o “inverno demográfico” em São João da Pesqueira. A população do concelho tinha apenas 10,5 por cento de jovens em 2021, segundo dados da Pordata. No ano passado, nasceram 40 bebés e morreram 105 pessoas. Segundo a autarquia, por cada 1.000 residentes no concelho, nascem 5,2 recém-nascidos.
A última entrega de apoios pelo município foi feita há mais de quatro meses, Famílias de S. João da Pesqueira recebem novos incentivos à natalidade. Ainda no concelho, a União das Freguesias de São João da Pesqueira e Várzea de Trevões já tinha anunciado que ia dar cheques-prenda de até 1.000 euros aos pais dos bebés recém-nascidos na localidade.