A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A aldeia de Fataunços, no concelho de Vouzela, vai assinalar a adesão à rede Aldeias de Portugal numa iniciativa que irá decorrer a 26 de novembro. A localidade vai assinar uma carta de compromisso ao projeto na iniciativa “Inspiração de Cultura e Saberes”.
Fataunços foi classificada Há duas novas Aldeias de Portugal no distrito de Viseu como “Aldeia de Portugal” pela Associação de Turismo de Aldeia (ATA), tendo-lhe sido conferidos os fatores de diferenciação de “Festas e Sabores”.
A candidatura foi desenvolvida numa colaboração entre a Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva, a ATA, a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas e a Câmara de Vouzela.
A iniciativa arranca às 9h30 no Largo de Santa Margarida com a comunidade de Fataunços a organizar vários momentos que incluem uma prova de vinho novo, jeropiga e doçaria e visitas à Lagareta da Tapada e à casa de Amorim Girão, um proeminente geógrafo natural de Fataunços e falecido em 1960.
O programa, que abrange um passeio pelo percurso pedestre Trilho das Poldras, inclui ainda um magusto com sabores de Fataunços, acompanhado de uma projeção sobre as memórias da aldeia.
Às 14h30, será assinada a carta de compromisso de adesão de Fataunços à Rede das Aldeias de Portugal.
A rede “Aldeias de Portugal” inclui várias localidades do distrito de Viseu. O projeto abrange aldeias de todo o país com o objetivo de valorizar a hospitalidade, o lazer e os costumes no espaço rural.
A rede inclui ainda outras localidades da região de Viseu como Covelo de Arca (Oliveira de Frades), Pindelo dos Milagres (São Pedro do Sul), Barranha (Aguiar da Beira), Várzea de Calde (Viseu), Pendilhe (Vila Nova de Paiva), Barcos (Tabuaço), Boassas (Cinfães), Caldas da Felgueira (Nelas), Campo Benfeito (Castro Daire), Castelo (Sátão), Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão) e Covas do Monte (São Pedro do Sul).
Também são “Aldeias de Portugal” as povoações de Esmolfe (Penalva do Castelo), Granja do Tedo (Tabuaço), Fujaco (São Pedro do Sul), Jueus (Tondela), Lapa (Sernancelhe), Marmeleira (Mortágua), Mezio (Castro Daire), Oliveira do Conde (Carregal do Sal), Quintela de Azurara (Mangualde), São Xisto (São João da Pesqueira), Souto (Penedono), Pena (São Pedro do Sul) e Vale de Papas (Cinfães).