A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Feira da Maçã de Armamar está de regresso de 18 a 20 de outubro. A festa que ocorre anualmente na época das colheitas, procura evidenciar a importância da agricultura e dos produtos locais para a economia do concelho, tendo como destaque a maçã de montanha e os vinhos das regiões demarcadas do Douro e Távora-Varosa.
Organizada pela Câmara Municipal de Armamar, é um momento especial para os agricultores e viticultores da região, que se reúnem para celebrar as suas colheitas.
O palco da feira é a Praça 25 de Abril, onde estarão presentes vários produtores responsáveis pela colheita das cerca de 90 mil toneladas de maçãs produzidas anualmente. Também marcarão presença viticultores das prestigiadas regiões de vinhos do Porto, DOC Douro e Távora-Varosa, além de diversos agentes económicos que apoiam a atividade agrícola.
A feira contará ainda com a participação dos setores de turismo e restauração, com uma área dedicada à gastronomia local. Os visitantes poderão desfrutar de workshops culinários e sessões de degustação.
Ao longo dos três dias, a Feira da Maçã será animada com uma vasta programação cultural e musical.
A feira abre portas no dia 18 de outubro às 10h00, sendo a sessão oficial de abertura às 17h00 com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Armamar. A tarde será animada com os Cânticos Populares Madeirenses e o Grupo de Bombos de São Cosmado. À noite sobem a palco os Sons do Douro e a artista Bianca Barros. Segue-se noite dentro com a atuação da Dj Sara Santini e Dj Mix Dias.
No sábado, dia 19, durante a tarde decorre o típico Trail e Caminhada Rota da Maçã de Montanha. No fim do dia, na praça haverá um espetáculo de magia, seguido de malabarismo de fogo. O destaque vai para o espetáculo dos Santa Maria às 22h00, e do espetáculo piromusical às 23h20. A noite só termina de madrugada, com o Dj Mikas e o Dj Kove-Lines a garantir a música.
No último dia da feira, domingo, após a reabertura às 10h00, o público poderá assistir a várias atuações de grupos de cantares e associações da região, que irão trazer para o palco as suas tradições musicais e culturais. Ocorre como habitual, o concurso “A minha maçã é melhor que a tua”, que premeia a maior maçã a concurso. Às 17h00, a fadista Cristina Marques atua, e por fim o grupo musical BarcÀvela encerra a feira.
Ao longo do fim de semana, a Feira da Maçã é uma oportunidade única para destacar o potencial agrícola do concelho e reforçar a importância da maçã e dos vinhos como símbolos da identidade de Armamar.