Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
A quarta edição da Feira do Livro de Moimenta da Beira, sob o mote “Interior no Livro”, decorreu entre os dias 3 e 6 de abril, no Terreiro das Freiras, no centro da vila. De acordo com a autarquia, o evento registou “grande afluência” de público ao longo dos quatro dias.
Em comunicado de imprensa da autarquia, lê-se que “o evento literário voltou a conquistar uma grande afluência de pessoas”, e a vereadora da Cultura, Mónica Gertrudes, faz “um balanço muito positivo” que, segundo a mesma, “prova que a cultura mantém-se ainda mais viva na comunidade”.
Durante o certame estiveram disponíveis “centenas de obras de vários géneros literários, para diferentes gostos, interesses e faixas etárias, mas também diversas iniciativas culturais”.
A programação teve início com a cerimónia oficial de abertura, presidida pela vereadora da Cultura, e contou com duas sessões da peça de teatro infantil, A Menina dos Fósforos, com direção artística de Romana Gomes, dirigida a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo.
No segundo dia, o destaque foi para a presença do escritor Afonso Reis Cabral, que conversou com alunos do ensino secundário e profissional sobre o seu percurso. Durante a tarde, Áurea apresentou o projeto “Planeta Slow” a cerca de 300 alunos dos 2.º e 3.º ciclos, uma iniciativa da cantora em parceria com a Betweien, centrada na promoção de comportamentos responsáveis e sustentáveis.
O dia de sábado teve uma programação dedicada a autores locais. A escritora Cláudia Martinho, natural de Aldeia de Nacomba, apresentou A Floresta de Bach, uma obra infantil ilustrada pela sua filha. Seguiu-se a apresentação da Carta Arqueológica de Moimenta da Beira por José Carlos de Jesus Santos, que retrata o património arqueológico do concelho.
Ainda durante o terceiro dia, foi inaugurado o “Espaço Eduardo Salgueiro/Editorial Inquérito” na Biblioteca Municipal, com espólio doado por Rui Bondoso. A programação incluiu também atuações da Artuna (Tuna da Artenave Atelier) e da Orquestra CemNotas.
O dia terminou com a presença de Rodrigo Guedes de Carvalho, que “lotou a tenda literária” e falou sobre a sua carreira no jornalismo e a ligação à literatura.
No domingo, último dia do evento, foi apresentado o espetáculo A Viagem de Camões, pela Associação “Era Uma Voz”, que abordou episódios da vida do poeta. A tarde contou com encontros com os escritores José Rodrigues e Eduardo Madeira, e uma atuação musical da Academia da Quinta do Ribeiro.